O que dizem os discursos sobre ciência e educação no festival folclórico de Benjamin Constant-AM (Brasil)

Autores

  • Luiz Manuel Pacaio Tananta UFAM
  • Radamés Gonçalves de Lemos UFAM
  • Renato Abreu Lima UFAM

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo visibilizar os discursos sobre ciência, cultura e educação no festival folclórico. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa e teve um embasamento narrativo. A pesquisa de campo aconteceu na cidade de Benjamin Constant-AM, especificamente nos barracões das duas agremiações do festival. Analisou-se os documentos do festival folclórico, como os temas que os bumbais abordaram e as letras das toadas. A partir da análise desses documentos, percebe-se que há um entrelaçamento entre as duas áreas: a ciência e o festival. Existe uma presença da ciência não de forma institucionalizada, mas que apareceu nas letras de uma toada, nas alegorias, nas lendas e em tudo que está relacionado ao objeto de pesquisa. Logo, o festival folclórico é um meio de aprendizagem que pode contribuir com a divulgação da ciência e ampliar esse processo em um espaço não formal, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem no ensino de ciência. Portanto, pensar a educação em outros espaços potencializa a construção do conhecimento, visando a inter-relação entre educação, sociedade, ambiente, economia, saberes, ciência, arte e cultura.

Palavras-chave: Ciências; Festival; Saberes e Educação

Biografia do Autor

Luiz Manuel Pacaio Tananta, UFAM

Discente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Natureza e Cultura (INC), Benjamin Constant-AM.

Radamés Gonçalves de Lemos , UFAM

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Natureza e Cultura (INC), Benjamin Constant-AM.

Renato Abreu Lima , UFAM

Docente do Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA),

Downloads

Publicado

2024-01-03