SOME: uma abordagem autobiográfica na educação da Amazônia paraense (Brasil)

Autores

  • Luciandro Tassio Ribeiro de Souza
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro

Resumo

A região amazônica sempre foi conhecida por sua exuberante biodiversidade e comunidades tradicionais, enfrentou por muito tempo desafios no acesso à educação devido a distâncias geográficas vastas e escassez de recursos. Isso impactou as qualidades do cenário educacional nacional e local, limitando a expansão da rede pública de ensino. Diante desse contexto desafiador, o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME) surgiu como uma abordagem inovadora para superar as dificuldades educacionais na Amazônia Paraense. Este estudo tem como objetivo compartilhar as experiências de um pesquisador-egresso do SOME, buscando compreender como esse sistema moldou sua visão acadêmica, influenciando escolhas de pesquisa e impactando seu desenvolvimento profissional. A pesquisa se baseia em uma abordagem qualitativa, utilizando a autobiografia como principal fonte de dados revelando a influência do SOME na formação acadêmica e na capacidade do pesquisador de integrar conhecimentos. Além disso, evidencia os desafios enfrentados, como a necessidade de adaptação a diferentes módulos e a gestão autônoma do próprio aprendizado. Como considerações destacamos a relevância da narrativa autobiográfica como uma ferramenta valiosa para compreender a complexidade da jornada acadêmica do SOME na formação de profissionais capacitados e adaptáveis às demandas do conhecimento contemporâneo.

 Palavras-chave: Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME); Autobiografia acadêmica; Pesquisador-egresso; Experiências educacionais; Desafios e conquistas.

Biografia do Autor

Luciandro Tassio Ribeiro de Souza

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de vida da Universidade Federal do Oeste do Pará – (PPGSAQ/UFOPA) e do Grupo de pesquisa PRÁXIS UFOPA (desde 2022). Graduado em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas da Língua Portuguesa. Graduado em Licenciatura em Informática. Especialista em Letras - Português e Literatura. Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Libras.

Tânia Suely Azevedo Brasileiro

Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), lotada no Instituto de Ciências da Educação (ICED). Docente do quadro permanente dos programas de pós-graduação da UFOPA: Doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) (Área de Ciências Ambientais), Doutorado em Rede Educação na Amazônia (EDUCANORTE) e Mestrado Acadêmico em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) (Área Interdisciplinar). É Líder do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq. Possui Pós-doutorado em Psicologia (IP/USP, 2008/2009), com Estágio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana - Cuba (2009). Doutorado em Educação (Universidad Rovira i Virgili/Espanha – URV, 2002), título revalidado na FE/USP).

Downloads

Publicado

2024-01-03