Princípios metodológicos de ensino para alunos surdos: um olhar sobre a produção científica

Autores

  • Esthefany Ingrid Costa da Silva Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)
  • Vitória Wislla Sousa Lira Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)
  • Hector Renan da Silveira Calixto Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Resumo

A pesquisa objetiva agrupar metodologias para o ensino de alunos surdos, através de artigos disponíveis no Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A busca foi delimitada por filtros que possibilitaram chegar a 6 artigos para categorização das informações relevantes para a pesquisa. Inicialmente, aborda-se sobre como ocorre o ensino para surdos e seus desafios, passando por uma conceituação da educação de surdos, apresentação das problemáticas e obstáculos para o ensino de surdos e, brevemente, alguns elementos teóricos das metodologias de ensino para surdos. Como fundamentação teórica utilizou-se Lacerda (1998 - 2011), Strobel (2006), dentre outros. Os resultados foram reunidos em quadros com as informações importantes das pesquisas e analisadas em comparação. Como conclusão notou-se uma escassez de métodos para auxiliar no processo de ensino aprendizagem.

Palavras-chave: Metodologias. Ensino. Surdo. Estado do conhecimento.

Biografia do Autor

Esthefany Ingrid Costa da Silva , Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Vitória Wislla Sousa Lira, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, no Instituto de Ciências da Educação (ICED) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Hector Renan da Silveira Calixto, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Doutor em Educação na Amazônia pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciado em Pedagogia, Educação Especial e Letras-Libras. Professor de Libras no Instituto de Ciências da Educação (ICED), na Ufopa. Líder adjunto do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação de Surdos (GEPES), da Ufopa.

Downloads

Publicado

2024-01-03