Transtorno opositor desafiador (tod) no contexto escolar: uma revisão da literatura

Autores

  • Aguida Roberta da Silva Bezerra
  • Claudia de Sousa Mendes
  • José Hugo Gonçalves Magalhães
  • Alexsandro Medeiros do Nascimento
  • Antonio Roazzi

Resumo

É necessário que a escola receba todos os alunos que procuram a instituição, ofertando uma educação de qualidade para esses alunos, promovendo oportunidades para o seu processo de aprendizagem, com isso é fundamental os professores mediarem a aprendizagem de alunos com transtorno opositor desafiador, porque com as metodologias adequadas esse discente consegue desenvolver seus conhecimentos. Desse modo, é indispensável a relação família e escola para juntos contribuírem na sua formação. O objetivo deste estudo é analisar, na literatura, estratégias para a aprendizagem significativa de alunos com TOD. O trabalho busca refletir sobre esse transtorno no cotidiano escolar, identificar como a escola pode propiciar uma educação de qualidade, exemplificar como o professor pode mediar a aprendizagem desses alunos. O estudo vai abordar sobre o conceito de TOD, seus desafios e características para melhor entendimento do tema, destacando como o educando pode se desenvolver, ressaltando a importância de tratamentos adequados. Em seguida, como a escola deve oportunizar educação para esse estudante, mantendo sua permanência na instituição e sua inclusão, apresentaremos estratégias que contribuem no seu processo de formação e como o professor pode mediar sua aula com pessoas com TOD. É uma pesquisa de revisão bibliográfica na qual os dados revelaram que com as estratégias adequadas crianças/adolescentes com TOD conseguem desenvolver sua aprendizagem. Assim, concluímos que as escolas precisam ser inclusivas e ofertarem educação a todos que fazem parte do âmbito escolar, respeitando as diversidades e propiciando conhecimentos de acordo com as necessidades de cada aluno.

 Palavras-chave: Escola; Inclusão; Transtorno opositor desafiador.

 

Biografia do Autor

Aguida Roberta da Silva Bezerra

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE.

Claudia de Sousa Mendes

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE.

José Hugo Gonçalves Magalhães

Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor auxiliar da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina – PE – Brasil.

Alexsandro Medeiros do Nascimento

Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS)

Antonio Roazzi

Ph.D., Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Downloads

Publicado

2024-01-03