A temática indígena e a literatura infantil

concepções dessa prática pedagógica

Autores

  • Monica Mendonça de Moraes Universidade Federal do Amazonas
  • Maria Karina Mendonça de Moraes Universidade Federal de Rondônia – UNIR
  • Jordeanes do N. Araújo Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Literatura infantil, Temática indígena, Práticas pedagógicas, Lei 11.645/2008

Resumo

Este trabalho aborda a temática indígena e a literatura infantil. Elaborado partindo de um trabalho de conclusão de curso. A investigação objetivou mapear as obras literárias no acervo de uma biblioteca situada no município de Humaitá-Amazonas sobre a temática indígena e o uso destas como ferramenta pedagógicas no cumprimento da lei 11.645/2008. A questão norteadora partiu da seguinte questão: Como a Literatura Infantil Indígena é trabalhada na prática pedagógica contemplando a Lei n.º11. 645/2008? Para elucidar nossos objetivos nos guiamos utilizando a construção da seguinte forma: primeiramente em uma visita informal em uma escola pública municipal onde foi abordado o tema da pesquisa, e assim se procedeu com a observação, logo se aplicou o questionário estruturado em duas partes como: 1) identificação do sujeito da pesquisa, contendo nome, idade, cidade/estado de origem, sendo preservadas as identidades dos sujeitos através de das primeiras letras do alfabeto sendo A, B, C, D, E, na segunda parte questionários relacionado ao trabalho pedagógico desenvolvido com a Literatura Infantil. Com a aplicação do questionário e posterior análise dos dados, buscou-se observar a relação dos professores para com questão indígena e como se trabalhava partindo da Lei n. º11.645/2008, pois nela fala da obrigatoriedade de trabalhar nas escolas a cultura Afro-brasileira e do povo indígena, a partir das disciplinas de História, Arte e Literatura. Pela abordagem qualitativa de pesquisa, do tipo estudo de caso. Para construção dos dados realizamos, pesquisa bibliográfica, análise documental do acervo literário, como também entrevistamos professores para avaliar os trabalhos pedagógicos desenvolvidos com a literatura a partir da lei 11.645/2008. A pesquisa em questão foi fundamentada por diversos estudos, Zilberman (2003), Coelho (2000), Bonin (2012) Funari (2011), Baniwa (2006) entre outros. A investigação revelou que há um ínfimo acervo literário que trata da cultura indígena, práticas pedagógicas tradicionais sobre a temática indígena e ausência de formação continuada para os professores em relação a lei 11.645/2008.

Biografia do Autor

Monica Mendonça de Moraes, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda do programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades-PPGECH/IEAA/UFAM. E-mail: monicam.mendonca@outlook.com

Maria Karina Mendonça de Moraes , Universidade Federal de Rondônia – UNIR

Doutoranda em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR. E-mail: karina_jcmk@hotmail.com

Jordeanes do N. Araújo , Universidade Federal do Amazonas

 Professor atuando na graduação e pós-graduação, Universidade Federal do Amazonas/Campus Humaitá-AM. E-mail: jordeanes@ufam.edu.br

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Publicado

2023-08-09