A tecnologia digital na educação quilombola da cidade de Oriximiná

Autores

Palavras-chave:

Educação básica, Tecnologia digital, Educação Quilombola, Oriximiná, Amazônia

Resumo

A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a inserção da tecnologia digital nas comunidades quilombolas do município de Oriximiná.  Como aporte teórico fundamenta-se em Gadelha (2010), Tardif e Raymond (2000) e Takahashi (2000). O estudo pauta-se nos pressupostos de pesquisa bibliográfica. Com base no estudo realizado, pode-se inferir que a tecnologia digital nas escolas quilombolas do município de Oriximiná é inexistente, dado que nessas instituições há uma necessidade urgente para que ocorra a inserção de tecnologias nestas comunidades, o que tem levado a que as comunidades de remanescentes lutem pelos seus direitos, privilegiando a organização de projetos que visam ações para a implantação de internet nas escolas, porém, sem sucesso.

Biografia do Autor

Elizangela Alves Cole , Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda do 8° período de licenciatura em Informática Educacional, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). E-mail: elizangelacole55@gmail.com

Tania Suely Azevedo Brasileiro , Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Pós doutora em Psicologia (IP/USP, 2009). Doutora em Educação (URV/ES, 2002). Mestrado em Tecnologias Educacionais (URV/ES, 2001) e Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano (UGF/RJ, 1992). Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), docente da graduação (ICED) e pós-graduação, junto aos Programas de pós-graduação: doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND/UFOPA) e doutorado em Rede Educação na Amazônia (EDUCANORTE/PGEDA), e dos mestrados acadêmicos em: Educação (PPFE/UNFOPA) e Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA). Líder do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq. Orientadora do estudo.; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8423-4466.

E-mail: brasileirotania@gmail.com

Downloads

Publicado

2023-08-09