Análise da conversação

notas para uso em Psicologia Cognitiva – Autoconsciência e interações com criança autista

Autores

Palavras-chave:

Análise da Conversação, Métodos Qualitativos, ; Psicologia Cognitiva, Autoconsciência, Autismo

Resumo

Este artigo propõe uma aproximação de estudos da Psicologia Cognitiva à metodologia da Análise da Conversação, oferecendo bases teórico-conceituais convergentes para a sua aplicação empírica. A Análise da Conversação trata de uma metodologia de pesquisa qualitativa voltada à fala em interações que utiliza dados linguísticos, paralinguísticos e socioculturais com a finalidade de esclarecer interações estruturantes à conversa humana.  Nesta exposição, pretendeu-se apresentar as bases históricas e epistemológicas da Análise da Conversação, bem como as principais vertentes teóricas que influenciaram sua origem. Também se discorreu sobre sua interface com pesquisas em Psicologia Cognitiva, realçando a utilização dessa ferramenta metodológica em diferentes contextos em que se situam processos cognitivos subjacentes às interações mediadas conversacionalmente. Apresentou-se os modelos teóricos da conversação e os indicadores que conduzem a ação do analista, exemplificando como transformar um dado bruto de pesquisa em um dado transcrito passível de análise. Por fim, foi oferecida uma demonstração de como aplicar empiricamente a Análise da Conversação enquanto metodologia em estudos de psicologia cognitiva na área de autoconsciência, retratando a microgênese de processos autofocalizadores na interação social de uma criança com diagnóstico de transtorno do espectro autista e pesquisadora recebendo treino acadêmico em pesquisa. 

Biografia do Autor

Alexsandro Medeiros do Nascimento , Universidade Federal de Pernambuco

Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco
(UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS)

E-mail: alexsandro.mnascimento@ufpe.br

https://orcid.org/0000-0002-9981-8384

Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora, Departamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE) - Centro de Educação - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

E-mail: asforarafaella@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9065-3950

Rodrigo Oliveira Damasceno, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em Psicologia Cognitiva pela UFPE, Membro do LACCOS

E-mail: rodrigo.odamasceno@ufpe.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0662-6827

Silvania Lucia da Silva Carrilho , Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Psicologia Cognitiva pela UFPE, Membro do LACCOS

E-mail: silvania_lucia@yahoo.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9192-1627

Henrique Augusto Brust de Jesus, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando, Doutorando em Psicologia Cognitiva pela UFPE, Membro do LACCOS

E-mail: henrique.augustobrust@ufpe.br

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9775-7867

Camila Burle Arcoverde, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Psicologia pela UFPE, Estagiária no LACCOS no âmbito da componente curricular Prática de Pesquisa 2 (PS277) do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco no semestre 2012.1.

E-mails: milaburle@gmail.com.

CV: http://lattes.cnpq.br/4915820170659072

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Publicado

2023-08-09