A partir da música, as emoções se expressam:

estudo fenomenológico com discentes universitários

Autores

Palavras-chave:

Música erudita, Discentes, Psicologia, Fenomenologia

Resumo

O homem, como ser no mundo, tem a capacidade de transformar tudo que lhe é significativo (ou não) em conjuntos rítmicos, harmônicos e melódicos. A música tem permeado o fazer e o caminhar humano desde a ancestralidade. Assim, a música tem subsidiado o desenvolvimento, o crescimento e propiciado o enfrentamento de situações difíceis nos vários contextos sociais. Dessa forma, esta pesquisa buscou compreender o sentido atribuído à uma música erudita – Bourée em Mi Menor de Johann Sebastian Bach – por estudantes de psicologia a partir do olhar da Psicologia Fenomenológico-Existencial. A pesquisa é no viés qualitativo, de caráter descritivo e exploratória, utilizando o método fenomenológico de pesquisa em Psicologia. Foram participantes vinte e dois discentes do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Após escutarem a música, foram realizadas entrevistas áudio gravada que partem de uma questão norteadora que sofreu possíveis desdobramentos. A análise das entrevistas foi realizada considerando os pressupostos da Psicologia Fenomenológico-Existencial de Maurice Merleau-Ponty, sendo construídas, a partir das falas dos participantes, cinco categorias de análise: A récita inicia: a imersão na música e as sensações; Temporalidade; Capacidades, habilidades e atitudes; E sou afetado: os sentimentos afloram; Outras concepções, outras conotações, outras possibilidades. O estudo aponta para a utilização da música para subsidiar o processo ensino/aprendizagem e em Dinâmicas de Grupo com grupos específicos.

Biografia do Autor

Guilherme Vasconcelos Torres, Universidade Federal do Amazonas

Discente do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-existencial. E-mail: guilhermevtorres98@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-3609-9375

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

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Publicado

2021-12-31