EDUCAR OU FERIR: EDUCAR É FERIR? - UM ENTRELAÇO DE SENTIDOS

Autores

  • Marina Homrich Zilli Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Ewerton Helder Bentes de Castro Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

É através da família que somos apresentados ao mundo e para o mundo, e, nesse contexto, é função da família zelar, proteger e cuidar do desenvolvimento e bem-estar do sujeito. Para dar conta dessa função, cada família recorre às dinâmicas e ferramentas relacionais próprias para educar crianças e adolescentes, e nesse contexto parece haver um entrelace de sentidos entre educar e/ou ferir. Por meio de uma revisão de literatura, este artigo pretende dar vez e voz à realidade dos que precisam se proteger de quem deveria protegê-los.

 

Palavras-chave: Família, Educação,Violência Doméstica, Violência Intrafamiliar

Biografia do Autor

Marina Homrich Zilli , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Discente do curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico Existencial (CNPq) e do Laboratório de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (Labfen).

Ewerton Helder Bentes de Castro , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do curso de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (Labfen). Líder do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial.

Downloads

Publicado

2021-07-01