UM OLHAR AO DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE CULTURAL NO ENSINO-APREMDIZAGEM DA HISTÓRIA

Autores

  • Carlos Guerra Caquarta Universidade Katyavala Bwila, ISCED Cuanza-Sul, Angola
  • Rosell Ramón Hidalgo Herrera Universidade Katyavala Bwila, ISCED Cuanza-Sul, Angola

Resumo

O presente estudo evidencia a aula de História como espaço de desenvolvimento da Identidade Cultural numa perspectiva que sustenta-se nas tendências actuais sobre a relevância do processo de ensino-aprendizagem da História e as exigências do desenvolvimento da cultura inserido nos objectivos da Lei de Bases do Sistema de Ensino de Angola. Este artigo coloca em debate uma análise para favorecer o tema e suas abordagens, na concepção do ensino da História. Os métodos investigativos do nível teórico e empíricos empregados permitem, obter informações a respeito das concepções de diferentes autores sobre a identidade, a cultura e a Identidade Cultural e o nível de desenvolvimento nos alunos especificamente do II Ciclo do Ensino Secundário, com operações e acções que facilitam o processo de preparação da aula e outras actividades da escola como base para complementar o desenvolvimento da Identidade Cultural na disciplina de História.

Palavras-chave: Identidade, Cultura, Identidade Cultural, Processo de Ensino-Aprendizagem, Aula de História.

Biografia do Autor

Carlos Guerra Caquarta, Universidade Katyavala Bwila, ISCED Cuanza-Sul, Angola

Licenciado em Ciências da Educação, Especialidade História na Universidade Katyavala Bwila, ISCED Cuanza-Sul. Mestrando em Ciências da Educação, Especialidade Ensino da História na UKB, ISCED Cuanza-Sul. 925775684/918663366. Reside em Angola, Província do Cuanza-Sul, Cidade do Sumbe.

Rosell Ramón Hidalgo Herrera, Universidade Katyavala Bwila, ISCED Cuanza-Sul, Angola

Prof. Doutor em Ciências Pedagógicas, Mestre na Educação, opção Direcção Educacional. Licenciado em Educação, Especialidade de Educação Primária. Professor do Departamento de Ciências Sociais na Universidade Katyavala Bwila, ISCED Cuanza-Sul. Autor de Programas de Disciplinas de Pré-graduo, Cursos e Treinamentos de Pós-graduo e Artigos publicado em Revistas Nacionais e Internacionais.

Downloads

Publicado

2020-07-30