SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/PARFOR-SERRINHA-BA - NARRATIVAS DE EGRESSAS SOBRE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Vanessa Goes Lima Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Ivonete Barreto de Amorim Universidade do Estado da Bahia-UNEB
  • Marcelo Máximo Purificação Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões sobre a Formação Docente e traz como temática “Sentidos e Significados do Curso de Licenciatura em Pedagogia/Parfor-Serrinha-BA”, bem como as narrativas de egressas sobre desenvolvimento profissional, tendo como questão de pesquisa: como as egressas do Curso de Pedagogia/Parfor da Uneb-Campus XI têm dado sentidos e significados ao seu desenvolvimento profissional docente? O objetivo geral cunhou em analisar os sentidos e significados do Curso de Licenciatura em Pedagogia/Parfor-Serrinha-BA no processo de desenvolvimento profissional de egressas. Os autores que contribuíram com este estudo foram Day (2001); Gatti e Barreto (2009); Nóvoa (2009); Ramalho, Nuñes e Guathier (2004), dentre outros. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa, tendo a entrevista narrativa como instrumento de coleta de informações. As colaboradoras da pesquisa foram quatro professoras egressas do curso de Pedagogia/Parfor-Serrinha-BA da UNEB-Campus XI, que residem no Território do Sisal. O estudo revelou que a formação de professores abrange não só a formação, mas a experiência que o sujeito já tem, assim, vai trabalhar o ser em caráter individual e em equipe, adequando ao seu contexto para que favoreça a aprendizagem e faça sentido. É essencial que os modelos de formação continuada possibilitem aos professores as suas reais necessidades, oportunizando, durante o processo formativo, momentos para que tenham novas percepções, consigam aliar a formação continuada à realidade do contexto escolar, buscando estratégias que viabilizem transformações das ações pedagógicas compreendendo os sentidos e significados do seu desenvolvimento profissional, assim como vislumbrando a continuidade do desenvolvimento profissional.

Palavras-chave: Pedagogia. Narrativas. Desenvolvimento profissional. Parfor.

Biografia do Autor

Vanessa Goes Lima, Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Membro do Grupo de Pesquisa EPODS.

Ivonete Barreto de Amorim , Universidade do Estado da Bahia-UNEB

Pedagoga. Pós Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - PPGEduC.Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pelo PPGFSC-UCSAL. Professora Adjunta do Curso de Pedagogia da UNEB/campus XI. Professora e Vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES)Campus XI.

Marcelo Máximo Purificação , Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Coimbra – UC/Pt. Doutor em Ciências da Religião pela PUC-Goiás. Professor Titular na Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior – FIMES. Professor permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI – Serrinha – BA.

Downloads

Publicado

2020-05-29