A APLICABILIDADE DAS DISCIPLINAS PROFISSIONALISANTES NA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

O CASO DAS DISCIPLINAS DO NOVO CURRÍCULO DO ENSINO SECUNDÁRIO GERAL/MOÇAMBIQUE

Autores

  • Daniel Daniel Nivagara Universidade Pedagógica de Moçambique

Palavras-chave:

Disciplina–Profissionalização–Currículo, Capital humano–emprego, empregabilidade, Moçambique

Resumo

A reforma curricular no Sistema Nacional de Ensino iniciada com a transformação do currículo do Ensino Básico teve como um dos marcos do seu prosseguimento a reforma do currículo do Ensino Secundário Geral (ESG). Nesta reforma, tal como foi para o Ensino Básico, tem-se como uma das suas inovações a introdução de disciplinas práticas, profissionalizantes, de forma a desenvolver nos alunos habilidades e,
sobretudo, competências para o trabalho, quer seja eventualmente do trabalho assalariado ou de autoemprego, dentro da perspectiva que considera a educação como factor fundamental para o desenvolvimento do capital humano. Assim, o modelo teórico sobre o capital humano nos permite nesta comunicação analisar, de um lado, a pertinência da colocação destas disciplinas “profissionalisantes”no currículo. Por
outro lado, a analise da actual conjuntura nacional, do ponto de vista educacional e sócio económico, nos leva a questionar sobre as condições desejáveis para a implementação, na escola, de tais disciplinas como contributo directo da educação na economia, através do aumento da produção e da produtividade. Pelo que, nos questionamos sobre até que ponto estas disciplinas levam ao desenvolvimento do capital humano nos alunos que seja adequado para o emprego e a empregabilidade destes.

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Publicado

2018-08-13

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