CRISE DO ENSINO E IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO SOCIAL DA LITERATURA NA ESCOLA

Autores

  • Leon Vieira Bentolila Universidade Federal do Amazonas/Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente
  • Douglas Ferreira de Paula Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0000-0001-8789-5203

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Crise no ensino, Importância da literatura

Resumo

Este artigo aborda o ensino de literatura no Brasil e, primeiramente, apresenta, de modo conciso, o contexto histórico desse ensino desde o período colonial, quando passou de uma abordagem retórica para uma mais historiográfica ou gramatical, até o momento atual, de crise. Posteriormente, com base em autores como Perrone-Moisés (2006), Zilberman (2009 e 2012) e Cosson (2021), alerta para o risco de desaparecimento da disciplina. Ao falar sobre a função social da literatura, a pesquisa também enfatiza a importância da literatura para a formação humana, defendida por Candido (1995) como um direito humano essencial. Autores como Eagleton (2011) e Williams (2011) complementam essa visão, ao apontarem a literatura como espaço de disputa ideológica. Em conclusão, entendemos que a crise é multifatorial e passa por aspectos históricos e ideológicos, por isso, reforçamos que defender o ensino da literatura é reconhecer suas potencialidades, em especial, sua função social, na formação de sujeitos mais críticos, mais humanos e que compreendem a realidade. Nesse sentido, entendemos que reafirmar a presença da literatura no currículo escolar é, acima de tudo, um ato pedagógico e político, necessário para a construção de um ensino de qualidade e de uma sociedade mais justa e consciente.

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Biografia do Autor

Douglas Ferreira de Paula, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Literatura Brasileira pela USP. Professor do Curso de Letras da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2025-11-03