A AÇÃO SABERES INDÍGENAS NA ESCOLA E SEU IMPORTANTE PAPEL NA DISCUSSÃO DAS ORTOGRAFIAS DA LÍNGUA DOS POVOS WARI' COM O PROTAGONISMO DOS PROFESSORES INDÍGENAS
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Povo Wari'##common.commaListSeparator## Formação Continuada##common.commaListSeparator## Acordo Ortográfico##common.commaListSeparator## Material didático要旨
Este trabalho traz uma reflexão a respeito do protagonismo dos professores indígenas Wari’ no processo de investigação de sua língua étnica e na proposta de um acordo ortográfico no contexto da formação continuada promovida pela Ação Saberes Indígenas na Escola (ASIE). O grupo Wari’, também conhecido como Pacaás Novos, é composto por oito subgrupos: Oro Nao’, Oro Mon, Oro At, Oro Waram, Oro Waram Xijein, Oro Eo, Oro Jowin e Cao Oro Waje, que residem em terras indígenas na região de Guajará-Mirim e Nova Mamoré (Rondônia), com uma população de cerca de 5 mil indivíduos. As primeiras propostas ortográficas para a língua Wari’ remontam ao trabalho de missionários de igrejas cristãs. Desde 2018, a ASIE tem promovido a formação continuada dos professores Wari’, com ênfase na alfabetização e na produção de material didático. A formação em linguística se fez necessária para aprofundar a investigação sobre as ortografias adotadas por esses povos. Como resultado desse processo, destacam-se não apenas a produção de dois livros didáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, mas também a proposta de um acordo ortográfico que contempla as diferentes variedades linguísticas do Wari’.
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