ELABORAÇÃO DE TAREFAS MATEMÁTICAS ABERTAS PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE: CONSTRUÇÕES PARA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINARÃO MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Formação inicial, Tarefas matemáticas, conhecimento profissional do professorResumo
Esse artigo tem como objetivo analisar tarefas matemáticas abertas sobre probabilidade elaboradas por um professor em formação inicial em matemática. O texto tomou os constructos teóricos sobre tarefas matemáticas (Ponte, 2005) e conhecimento especializado do professor que ensina matemática (Carrillo et al, 2013). Foi uma pesquisa com abordagem qualitativa, por meio do estudo de caso. Os dados foram obtidos por meio de gravação em vídeo de aulas durante um componente curricular dá área de prática, após serem assistidos foram transcritos e textualizados, além do uso dos protocolos com as versões das tarefas elaboradas. Após a análise dos dados, percebeu-se que o professores em formação, especialmente o que compôs o caso, tiverem dificuldades em compreender a natureza de uma tarefa aberta e estabelecer relações entre a tarefa, a série e o objeto de conhecimento e sua respectiva habilidade. O tempo médio de elaboração da tarefa durou quatro semanas, o que podemos destacar como o tempo mínimo necessário para a maturação das ideias, pelo professor em formação, trabalhadas pelo professor formador.
Downloads
Referências
BOALER, J; MUNSON, J; WILLIAMS, C. Mentalidades Matemáticas na Sala de Aula: Ensino Fundamental. Tradução: Sandra Maria Mallmann da Rosa - Revisão técnica: Bárbara Barbosa Born, Maitê Nanni Fracassi, Ilza Carla Morgueto Souza Porto Alegre: Penso Editora, 2018.
BOALER, J; MUNSON, J; WILLIAMS, C. Mentalidades Matemáticas na Sala de Aula: Ensino Fundamental - Volume II. Porto Alegre: Penso Editora, 2019.
BOLAER, Jo. Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes por meio da Matemática criativa, das mensagens inspiradoras e do ensino inovador. Porto Alegre: Penso, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
CUNHA, D. M. da; FERREIRA, J. L.. Tarefas matemáticas para ensinar objetos de conhecimento da unidade temática grandezas e medidas. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE), v. 42, p. 75-95, 2022.
DÖRR, R. C.; NEVES, R. DA S. P.; RIBEIRO, A. J. Tarefas Matemáticas na Formação Continuada de Professores: Investigando a Construção e o Desenvolvimento de uma Tarefa Exploratória. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-27, 7 ago. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18819
EISENHARDT, K.M.. Building theories form case study research. Academy of Management Review. New York, New York, v. 14 n. 4., 1989.
ELLRAM, L.. The use of the case study method in logistics research. Journal of Business Logistics. Oakbrook, Ill, v. 17, n. 2., 1996.
FIORENTINI, D.; HONORATO, A. H. A.; DE PAULA, A. P. M. Experiências de Aprendizagem Docente na Gestão Colaborativa do Ensino-aprendizagem de Matemática baseado em Tarefas Exploratórias. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-30, 7 ago. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18404
HOMA, A. I. R.; GROENWALD, C. L. O.; LLINARES, S. Tarefas Matemáticas Investigativas de Alta Demanda Cognitiva. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-22, 18 maio 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18315
MORIEL JÚNIOR, Jefferson Gomes;CARRILLO,José. Explorando indícios de conhecimento especializado para ensinar matemática com o modelo MTSK. In María Tereza González, Myriam Codes, David Arnau y Tomás Ortega (Eds.) Investigación en Educación Matematica XVIII (pp.465-474). Salamanca: SEIEM, 2014.
PONTE, J. P. da. Gestão curricular em matemática. Comunidades & Colecções, Lisboa, p. 1-26, 2005. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/3008/1/05-Ponte_GTI-tarefas-gestao.pdf. Acesso em: 15 out. 2019
PONTE, João Pedro da. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, João Pedro da (Org.). Práticas profissionais dos professores de matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 13-27.
PONTE, João Pedro da; MATA-PEREIRA, Joana; HENRIQUES, Ana Cláudia.; QUARESMA, Marisa. Designing and using exploratory tasks. In: Margolinas, C. (Ed.). Task Design in Mathematics Education. Proceedings of ICMI Study 22. Oxford. p.491. 2013.
SANTOS, Vanessa Alves dos. O conceito de probabilidade no ensino médio: análise de literatura, de livros didáticos e de tarefas matemáticas. / Vanessa Alves dos Santos. – 2020.
SILVA, J. M. P. DA; ALBRECHT, E.; NEVES, R. DA S. P. A Construção de uma Tarefa Matemática sobre Sistemas Lineares: Trabalho Colaborativo no Contexto da Formação de um Formador de Professores. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-34, 27 jun. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18319
SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Bolema, Rio Claro, v. 12, n. 14, p. 66-91, 2000.
SMITH, Margaret Schan; STEIN, Mary Kay. Selecting ans Creating Mathematical Tasks: Foram Research to Practice. Matehmatics Teaching in the Middle Scholl, v. 3, p. 344–350, 1998.
STEIN, Mary H.; SMITH, Margaret S. Tarefas matemáticas como quadro para a reflexão: da investigação à prática. Revista Educação e Matemática, Lisboa, n. 105, p. 22-28, nov./dez. 2009. Disponível em: http://www2.apm.pt/files/_EM105_pp022-28_hq_4ba7184610502.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.
SWAN, Malcolm. Conceber tarefas e aulas que desenvolvam a compreensão concetual, a competência estratégica e a consciência crítica. Educação e Matemática, Lisboa, n. 144-145, p. 67-72, out./dez., 2017, parte 01.
SWAN, Malcolm. Conceber tarefas e aulas que desenvolvam a compreensão concetual, a competência estratégica e a consciência crítica. Educação e Matemática, Lisboa, n. 146, p. 8-14, jan./mar., 2018, parte 02.
WATSON, Anne.; THOMPSON, Denisse R. Design Issues Related to Text-Based Tasks. In: Task Design In Mathematics Education, Proceedings of ICMI Study 22. p. 143. 2015.
WATSON, Anne; MASON, John. Taken-as-Shared: a review of common assumptions about mathematical tasks in teacher education. Journal of Mathematics Teacher Education, 10 (4-6) p. 205-215. 2007.
WATSON, Anne; OHTANI, Minoru. Themes and Issues in Mathematics Education Concerning Task Design: Editorial Introduction. In: Task Design In Mathematics Education, Proceedings of ICMI Study 22. 2015.
WICHNOSKI, P.; KLÜBER, T. E.. A (re)formulação de Tarefas de Investigação Matemática. Revemat, Florianópolis, v. 3, n. 1, p. 59-75, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2018v13n1p59. Acesso em: 15 out. 2019.
WINSLØW, C.; HUO, R. Task Design for Klein’s Second Discontinuity. Perspectivas da Educação Matemática, v. 16, n. 42, p. 1-13, 6 jun. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.46312/pem.v16i42.18388
YIN, Robert K.. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
