CONSTRUÇÃO DE MAPAS DE TEMPERATURA DO SOLO COMO UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE INVESTIGATIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Resumo
Relatórios internacionais têm apontado para o aumento das temperaturas médias globais. O processo de pavimentação dos espaços urbanos, com coberturas asfálticas e de concreto, a impermeabilização do solo e a eliminação da vegetação têm contribuído para o aumento de temperatura nas cidades e causado um agravamento na sensação térmica das cidades. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo apresentar uma sequência didática experimental com abordagem investigativa, utilizando dados de temperatura do solo e a construção de mapas de cores para evidenciar os efeitos da radiação solar incidente sobre as superfícies artificiais e espaços naturais. O estudo foi realizado no Centro de Ciências de Codó da Universidade Federal do Maranhão, município de Codó (MA) e aplicado aos discentes do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Sustentabilidade da instituição. Por meio da construção dos mapas, os discentes foram instigados a responder questões discursivas, identificando os contrastes de temperatura nos ambientes estudados e refletindo sobre os impactos das construções urbanas e dos materiais empregados. Os espaços com presença de elementos naturais (árvores, arbustos e grama) e de concreto exibiram diferenças de temperatura de até 11°C. As menores temperaturas de superfície foram encontradas em ambientes sombreados, com presença de árvores, vegetação rasteira e umidade. Portanto, este trabalho contribui para a sensibilização acerca da importância da manutenção dos recursos naturais para a qualidade de vida e a conservação ambiental, destacando como uma abordagem investigativa no ensino de ciências pode promover reflexões práticas e relevantes sobre temas ambientais.
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