GIORDANO BRUNO, GALILEU GALILEI E AS CONDIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO

Autores

Palavras-chave:

Revolução Científica, História da Ciência, Ensino, Transformações Econômicas

Resumo

Este trabalho de pesquisa explora o impacto das contribuições de Giordano Bruno e Galileu Galilei no desenvolvimento científico e sua relevância para o ensino de ciências. Ao examinar o contexto histórico da Revolução Científica do século XVII, a pesquisa destaca como as ideias inovadoras defendidas por Bruno e Galileu desafiaram as crenças tradicionais e promoveram uma nova compreensão do universo, fundamentada na observação empírica e no método científico. Essa investigação também aborda as implicações pedagógicas de estudar esse período da história da ciência que pode enriquecer o ensino de ciências ao incentivar o pensamento crítico, a valorização da liberdade intelectual e a compreensão das complexas relações entre ciência, poder e sociedade. A oposição ao dogmatismo, a resistência a pressões sociais, a importância da perseverança e a existência de condições materiais adequadas se revelaram fatores determinantes para o avanço do conhecimento nesta fase da história. Assim, este trabalho pretende contribuir para o aprofundamento do debate sobre estratégias para a integração da história da ciência no ensino, destacando, em específico, a relevância da trajetória de Bruno e Galileu para a formação de uma compreensão mais profunda e crítica do desenvolvimento científico.

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Biografia do Autor

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, IFSP-Caraguatatuba

Licenciado e Bacharel em Física pela UNICAMP (1984), Licenciado e Bacharel em História pela USP (2000), Mestre em Física pela USP (1988), Doutor em Física pela USP (1996) e Professor Titular de Física do IFSP-Caraguatatuba.

Bruno Henrique Torres, Instituto Federal de São Paulo (IFSP) – Campus Caraguatatuba

Discente do curso de Licenciatura em Física do IFSP-Caraguatatuba e bolsista de projeto de pesquisa de iniciação científica (com bolsa da FAPESP).

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Publicado

2025-11-03