OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO POTIGUAR ATRAVÉS DO N-ILS E SUAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Autores

Palavras-chave:

Estilo de Aprendizagem, Estratégia de Ensino, Matemática

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem é um desafio complexo influenciado por diversos fatores, incluindo os estilos de aprendizagem dos alunos e as estratégias de ensino dos docentes. Este trabalho apresenta um estudo sobre o Estilo de Aprendizagem mais predominante entre os alunos de uma licenciatura em Matemática de uma universidade localizada na região semiárida do Rio Grande do Norte, bem como propõe estratégias de ensino adaptadas a esses estilos. Baseado no modelo de Estilos de Aprendizagem de Felder e Silverman (1988), o estudo utilizou-se do N-ILS (New Index of Learning Styles) de Vieira Junior (2014) para identificar o Estilo de Aprendizagem dos discentes. Os resultados indicaram uma predominância do estilo: Sensorial, Visual, Reflexivo e Sequencial. Com base nessas descobertas, foram sugeridas estratégias de ensino específicas para cada estilo, visando melhorar o processo de aprendizagem e aprimorar a experiência acadêmica dos alunos de Matemática

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Biografia do Autor

Otávio Floriano Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialização em Matemática pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ); Graduado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Graduado em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP); Graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor Efetivo (UFERSA). E-mail: otavio.paulino@ufersa.edu.br. Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-5237-3392. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1857806253382088.

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Publicado

2025-11-03