Gênero e Sexualidade nos Anos Iniciais: caracterização e reflexão dos professores para o acolhimento da infância

Autores

Resumo

A educação para a sexualidade é ainda um tabu nos dias de hoje. Consideramos que discutir gênero e
sexualidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental propõe às crianças não só ensinamentos sobre seus
próprios corpos, como se proteger de possíveis abusos sexuais ou higienizar-se corretamente, mas uma
educação para o respeito, democrática, que tenha um olhar global sobre os sujeitos. O objetivo da presente
pesquisa é caracterizar e analisar as compreensões de um grupo de professores dos anos iniciais de uma escola
municipal sobre as discussões de sexualidade e gênero no acolhimento da infância, tendo em vista identificar
quais são os possíveis fatores que influenciam ou não a discussão deste tema em sala de aula. A pesquisa, de
caráter qualitativo, propôs um questionário semiestruturado enviado a uma escola localizada na região sul do
município de Londrina/PR. A análise de dados foi realizada à luz da análise de conteúdo buscando mapear as
compreensões dos professores, estabelecendo relações entre pesquisas já realizadas e o contexto escolar. Entre
os resultados, nota-se que a formação de professores, inicial e continuada, é escassa favorecendo que o tema
permaneça como tabu, muito embora se reconheça sua importância para a preservação e acolhimento da
infância.
Palavras-chave: Educação Sexual; Sexualidade; Infância; Anos Iniciais.

Biografia do Autor

Maria Luísa Borges Lima

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Durante a graduação, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) de 2020 a 2022 e do Programa Residência Pedagógica (RP) de 2022 a 2023, tendo inclusive publicado um capítulo de livro como resultado de ambas as experiências. Atualmente é docente auxiliar nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na cidade de Londrina-PR.

Mariana Vaitiekunas Pizarro, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação para a Ciência pelo Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da Faculdade de Ciências da UNESP de Bauru e possui Mestrado pelo mesmo Programa. É graduada em Pedagogia pela mesma Universidade. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina (UEL) no Departamento de Educação (Centro de Educação, Comunicação e Artes - CECA) para o curso de Licenciatura em Pedagogia. Tem experiência na educação básica como docente efetiva dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede estadual de ensino de São Paulo por 7 anos. Seu foco de pesquisa está no ensino de Ciências para crianças, com ênfase em ensino-aprendizagem, alfabetização científica e formação de professores para o ensino de Ciências

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Publicado

2024-01-03