Oficina da Alegria: um relato de experiência sobre o trabalho com emoções na infância em tempos de pandemia

Autores

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência que narra a trajetória de parte de um projeto de extensão que objetivou, a partir do uso de ferramentas digitais, promover a saúde mental na infância por meio da concretização de oficinas das emoções, especificamente, da oficina da alegria, na modalidade remota, tendo em vista o contexto pandêmico. A atividade proposta foi mediada por três estagiárias e professora, realizada por meio da plataforma de reuniões Google Meet. Contou, ainda, com a participação de cinco crianças com faixa etária de 8 e 9 anos, inscritas pelos responsáveis por intermédio de formulário online disponibilizado pelos discentes por aplicativo WhatsApp. Visando estabelecer a interação e manter o caráter lúdico, o planejamento e a execução da oficina da alegria foi dividida em quatro etapas: a "mediação", o "filme Divertidamente", os "pequenos momentos de alegria" e a "confecção de cupons para dias tristes". Os resultados apontaram que, dentre outros aspectos, realizar oficinas sobre emoções, especialmente, a alegria, é possível de forma lúdica, interativa e compreensível à criança, na modalidade remota. Planejar e executar atividades que visem a interação entre as crianças; implementar avaliações antes e depois da oficina e incentivar outras intervenções na modalidade remota, são sugestões para projetos futuros elencadas a partir dos resultados deste trabalho.

Palavras-chave: Oficina das emoções; alegria; infância; saúde mental; estágio em psicologia.

Biografia do Autor

Nicole Menezes dos Santos , Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduanda em psicologia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Maria Eduarda Melo Santos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduanda da faculdade Psicologia FAPSI da UFAM – Universidade Federal do Amazonas

Nina Maria da Silva Viana, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda da faculdade Psicologia FAPSI da UFAM – Universidade Federal do Amazonas

Tamires Diniz Cardona

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco PPGPsi/UFPE. Atualmente atua como Psicóloga Clínica.

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Publicado

2024-01-03