Entre a Cultura Lúdica e a Cultura Infantil: Um estudo sobre o Fazer-Fazendo da Docência de Professoras de Educação Infantil

Autores

Resumo

O debate sobre a temática da ludicidade ampliou-se nos últimos anos, especialmente para pensar o fazer-fazendo da docência em Educação Infantil. Além disso, estudos e pesquisas com as crianças e suas brincadeiras em cena estão mais intensos neste último século, principalmente relacionados às suas vozes, às suas escutas e a produção das culturas infantis. As crianças desde bebês são reconhecidas como cidadãs de direitos, protagonistas, agentes sociais, produtoras de culturas e sujeitos com potencialidades. Tal compreensão possibilita pensar práticas educativas e pedagógicas com oportunidade de vivenciar a brincadeira, em suas diversas experiências lúdicas, para promover os direitos das crianças em um contexto educacional que se contrapõe a escolarização, muitas vezes precoce e compulsiva, de antecipação de disciplinas e conteúdos escolares sequencias, em uma lógica de preparação para o Ensino Fundamental.

 Palavras-chave: Cultura Lúdica; Cultura Infantil; Fazer-Fazendo; Docência; Educação Infantil.

 

Biografia do Autor

Altino José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação e Infância (UFSC); Doutor em Educação (UFRGS) com ênfase em Estudos sobre Infâncias. Pós-doutor pela UDESC/FAED/PPGE/PNPD/CAPES. Foi professor efetivo de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (1990-2022). Atualmente professor credenciado e permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação UDESC/FAED/PPGE e Pesquisador no Grupo de Pesquisa Didática e Formação Docente/NAPE.

Luciana Santos Klausen, Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos

Mestre em Educação (UDE/Uruguai); Especialista em Educação Infantil; Pedagoga (UNIVALI). Atualmente professora efetiva de educação infantil no município de Governador Celso Ramos, atuando como gestora educacional.

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Publicado

2024-01-03