SOBRE CULTURA INFANTIL AMAZÔNIDA: VIVÊNCIAS DE CRIANÇAS DA COMUNIDADE DO CUJARI, ABAETETUBA-PA

Autores

Resumo

O estudo reflete a produção de crianças de uma comunidade rural de Abaetetuba-PA, com o objetivo de compreender seus mundos infantis e demais processos de vida. A investigação de abordagem qualitativa, envolveu o aprofundamento bibliográfico e empírico, este último com o uso de observação, entrevistas e fotografia. Como parte dos resultados obtidos pela pesquisa, constatamos que o cotidiano das crianças se encontra em estreito relacionamento com pessoas, de convívio com o lugar e com a natureza amazônica. Além disso, as interações das crianças da comunidade Cujari perpassam os espaços sociais, sobressaindo o brincar partilhado por crianças e adultos, logo, trata-se de uma comunidade brincante, presentificada nos espaços desse território rural.

 Palavras-chave: Infâncias; brincadeiras; educação infantil; comunidade Cujari.

Biografia do Autor

Eliana Campos Pojo Toutonge, Universidade Federal do Pará

Pedagoga. Mestrado em Educação e doutorado em Ciências Sociais (UNICAMP). Tornou-se professora lecionando para crianças e com a formação de professores/as na Educação Básica. Professora Ajunta da UFPA (campus de Abaetetuba-PA). Responsável pelo Grupo de Pesquisa e Extensão De Bubuia Amazônica – infâncias, territórios rurais e processos educativos e culturais. Estuda e pesquisa em Comunidades/Povos Tradicionais, especialmente com/sobre/para crianças.

Rosenildo da Costa Pereira, Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba

Pedagogo e Antropólogo. Mestre em Educação (UEPA). Doutor em Antropologia Social (UFPA). Secretaria Municipal de Educação de Abaetetuba.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares para Educação Infantil. Brasília: MEC, 2010.

BORBA, Angela Meyer. A brincadeira como experiência de cultura. In: O cotidiano na Educação Infantil. Revista TV Salto para o Futuro: Boletim 23, 2006. p. 46-53.

BORBA, Angela Meyer. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 2. ed.

Brasília, DF, 2007. p. 33-46. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/ensifund9anobasefinal.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.

BORBA, Angela Meyer. Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 35–50, 2008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/749. Acesso em: 12 jul. 2023.

BARBOSA, Maria Carmem Silveira. Culturas escolares, culturas de infância e culturas familiares: as socializações e a escolarização no entretecer destas culturas. Educ. Soc., Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1059-1083, out. 2007.

BRANDÃO, Rodrigues Carlos. Olhar o mundo e ver a criança: Ideias e imagens sobre ciclos de vida e círculo de cultura. Crítica educativa. Sorocaba/SP, Vol.1, n.1, jan./jun. 2015. p.108-132.

BRANDÃO, Rodrigues Carlos; BORGES, Maristela. O lugar da vida: comunidade e Comunidade Tradicional. Revista de geografia agrária. Edição especial do XXI ENGA-2012, p. 1-23, jun., 2014.

BRANDÃO, Rodrigues Carlos. Nós, os humanos: do mundo à vida, da vida à cultura. São Paulo: Cortez, 2015a.

KRAMER, Sônia. A infância e sua singularidade. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade, 2007. p. 13-23.

KRAMER, Sônia. O papel social da educação infantil. Revista Textos do Brasil, Brasília: Ministério das Relações Exteriores, 1999. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 11 ago. 2023.

POJO, Eliana Campos Toutonge; FREITAS, Maria Natalina Mendes. As crianças e a natureza em contextos rurais amazônicos. Revista Exitus, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e022005, 2022. DOI: 10.24065/2237-9460.2022v12n1ID1693. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/169

POJO, Eliana Campos Toutonge; PEREIRA, Rosenildo da Costa. Cotidiano de crianças quilombolas do rio Baixo Itacuruçá, Abaetetuba (PA) (Ensaio fotográfico). Aceno – Revista de Antropologia do Centro-Oeste, 9 (20): 165-178, maio a agosto de 2022.

UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Grupo de Pesquisa e Extensão “De Bubuia Amazônica - Infâncias, Territórios Rurais e Processos Educativos e Culturais. Projeto de pesquisa “A circularidade do saber em territórios rurais no município de Abaetetuba-Pa: o ensinar-aprender de crianças pela diversidade e pela cultura”, apresentado a UFPA. Belém: [s. n.], 2018. (mimeo).

Downloads

Publicado

2024-01-03