VÍNCULOS E HABILIDADES SOCIAIS PARA ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA PELA ESCOLA

Autores

  • Juliana Fonseca de Oliveira Neri Universidade Metropolitana de Santos - Unimes

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as influências do isolamento social nas relações sociais, na criação de vínculos e na violência contra a criança, apontando possibilidades da escola para o enfrentamento da questão, por meio do fortalecimento de práticas de disciplina positiva, comunicação não violenta e treinamento de habilidades sociais educativas. Os dados apresentados foram coletados em campo no contexto de uma pesquisa em andamento na rede municipal de educação de Diadema (SP), no processo de formação de professores. A metodologia da pesquisa é qualitativa, com inspiração na Pesquisa-ação crítico-colaborativa. Como resultado, foi constatado o grande interesse dos professores para aprofundamento na temática, a necessidade de orientações parentais sobre o tema e o fortalecimento do currículo escolar que seja promotor de proteção à infância e prevenção de violências. É possível concluir que as formações desenvolvidas construíram possibilidades factíveis, mas para que se efetivem é necessária a ampliação da formação e o monitoramento dos projetos e ações incorporadas no currículo escolar.

Biografia do Autor

Juliana Fonseca de Oliveira Neri, Universidade Metropolitana de Santos - Unimes

Autora de materiais para o Curso de Recomendações para Proteção e Segurança no Ambiente Escolar do Ministério da Educação (2023). Professora Titular do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental (Unimes – Santos/SP). Formadora da Rede Municipal de Educação de Diadema.  É pesquisadora sobre as violências desde 2012.  Instituição: Universidade Metropolitana de Santos - Unimes

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Publicado

2023-07-31