AS EPISTEMOLOGIAS INDÍGENAS NO ENSINO SUPERIOR À LUZ DA REALIDADE DA UFOPA

Autores

  • Terezinha do Socorro Lira Pereira Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do

Resumo

O presente artigo traz reflexões sobre Epistemologia ou teoria do conhecimento, como também é chamada em seus estudos no período clássico. Cientificamente a epistemologia tem sua raiz na filosofia, inicialmente discutida por Platão, no período clássico, depois por Descartes na era moderna, e estudada na contemporaneidade nas diversas dimensões e ramificações das ciências. Etimologicamente o termo epistemologia refere-se ao discurso sobre a ciência (logos + episteme). Em outras palavras, significa o estudo crítico das diversas ciências. Entre as diferentes linhas dos estudos epistemológicos estão a epistemologia Genética, a epistemologia Histórica, epistemologia Arqueológica, epistemologia Racionalista Critica, a epistemologia Pedagógica, a epistemologias indígena e a contemporaneidade nas diversas dimensões e ramificações das ciências. No que tange às epistemologias indígenas, busca-se protagonismo e reconhecimento científico para conhecimentos originários que historicamente sempre existiram enquanto ciência, mas que foram ofuscados durante o processo hegemônico de consolidação do conhecimento ocidental e eurocêntrico. Deste modo, este texto pretende realizar uma síntese das epistemologias no contexto do ensino superior, em especial, as epistemologias indígenas presentes na Ufopa ao processo de formação no Ocidente, seguindo a perspectiva da hegemonia do conhecimento eurocêntrico.     

Palavras-chave: Epistemologias; Ensino Superior; Epistemologia Indígena; Ufopa.

Biografia do Autor

Terezinha do Socorro Lira Pereira , Universidade Federal do Oeste do Pará

Mestrado Acadêmico pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), na linha de pesquisa Educação na Amazônia: Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo, Polo Santarém, sob a orientação da Prof.ª Dra. Tania Suely Azevedo Brasileiro. Servidora Pública Federal na Ufopa, exercendo o cargo de diretora de Políticas Estudantis e Ações Afirmativas.

Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do

Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (IP/USP). Doutorado em Educação pela Universidad Rovira i Virgili/Espanha (título revalidado na FE/USP). Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação: mestrado acadêmico em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA); doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSNDUFOPA) e doutorado em Educação na Amazônia - Associação plena em Rede (PGEDA/EDUCANORTE), assumindo a coordenação do PGEDA no Polo Santarém (UFOPA – UNIR) (2020-2022). Orientadora da pesquisa.

Downloads

Publicado

2023-01-05