DO ASFALTO PRA LÁ: O RACISMO INSTITUCIONAL ENTRE OLHARES ADENTRANDO - “ESTES E OS OUTROS”, “O LADO DE CÁ E O LADO DE LÁ”-.

Autores

  • Lousana de Jesus Santana
  • Marcelo Máximo Purificação
  • Paulo Cezar Borges Martins
  • Maria Luzia da Silva Santana
  • Elisângela M. Catarino

Resumo

Este texto é resultado das discussões ocorridas no âmbito do projeto de dissertação desenvolvido no domínio do programa de mestrado profissional em intervenção educativa e social da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, discussões oriundas do projeto de investigação em rede internacional - Cultural diversidade e educação: estudos comparativos e perspectivas do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Inhumas - FACMAIS e, de estudos desenvolvidos no eixo temático: Formação Docente - Identidade e Gênero, vinculados ao Grupo de Pesquisa NEPEM/UNIFIMES e a investigação em curso, desenvolvida na Escola Superior de Educação de Coimbra - ESEC. O objetivo foi discutir a difusão que o racismo institucional consegue incutir na sociedade, de forma que aspectos dessa divisão sejam visíveis e invisíveis em todas as esferas das relações sociais. As divisões provocadas pelo racismo institucional polarizam a sociedade que, entre olhares, categorizam indivíduos e seus contextos - entre “estes e os outros”, entre “o lado de cá e o lado de lá”, ou ainda, “do asfalto pra cá e do asfalto pra lá” -, afirmam (GENTILI, 2000; (SANTOS, 2007 e (DA PONTE, 2002). Essa divisão pode ser percebida na geografia da cidade, nas formas de trabalho que consideram a cor e a classe social, na educação escolar, na religião, enfim, nos vários aspectos do tecido social. Esse pensamento de apartheid tenta, a todo custo, tornar as desigualdades o mais natural possível, para que todos entendam que são duráveis.

Palavras-chave: Racismo institucional; desigualdade, educação, diversidade.

Biografia do Autor

Lousana de Jesus Santana

Graduada e Mestra em Intervenção Educativa e Social pela Universidade do Estado da Bahia –UNEB.

Marcelo Máximo Purificação

Pós-Doutor em Educação pela Universidade de Coimbra, Doutor em Ciências da Religião. Professor Permanente dos Programas: PPGE/FacMais, PPGE/UEMS e MPIES/UNEB

Paulo Cezar Borges Martins

Doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília – UnB. Professor permanente no Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social da Universidade do estado da Bahia – UNEB.

Maria Luzia da Silva Santana

Doutora e mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília – UCB. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS.

Elisângela M. Catarino

Pós-Doutora em Educação pela Escola Superior de Educação de Coimbra –ESEC. Doutora em Ciências da Religião pela PUC-Goiás. Professora Titular no Centro Universitário de Mineiros – UNIFIMES.

Downloads

Publicado

2022-01-01