ISEGORIA NA SOCIEDADE DE CONSUMO: A AUSÊNCIA DE IGUALDADE PARTICIPATIVA NA SOCIEDADE MODERNA
Resumo
O objetivo deste artigo é analisar a crise moderna no momento em que a liberdade de expressão passa a ser compreendida sob a lógica do mercado. Isegoria diz respeito à face da igualdade onde todos podem falar livremente e devem ser ouvidos na esfera pública. Neste sentido, é o que permite que decisões políticas sejam tomadas após um processo deliberativo público onde todos puderam formalmente se manifestar. Busca-se analisar, por uma revisão de bibliografia, o esgotamento da ação política dialética na esfera pública, em especial, em uma sociedade que pensa a liberdade a partir de uma matriz de consumo. Para tanto, parte-se da noção de liberdade de Bauman, Arendt e Berlin, e das críticas destes autores à modernidade. O texto, inicialmente, apresenta a noção de isegoria; após, analisa a forma como a liberdade moderna é perpassada pela dimensão do consumo; por fim, examina a redução da liberdade à lógica de mercado.
Palavras-chave: isegoria; igualdade; liberdade de expressão; modernidade.
ISEGORIA IN CONSUMER SOCIETY: THE ABSENCE OF PARTICIPATORY EQUALITY IN MODERN SOCIETY
Abstract
The objective of this article is to analyze the modern crisis when freedom of speech turns to be understood by the market’s logic. Isegoria refers to the face of equality in which everyone may speak freely and must be heard in the public sphere. In this sense, it is what allows political decisions to be made after a public deliberative process where everyone can formally express their arguments. The aim is to analyze, through a bibliographic review, the exhaustion of dialectical political action in the public sphere, especially in a society that thinks freedom by a consumerist perspective. For that, the text starts from Bauman, Arendt and Berlin’s notion of freedom, and from their criticisms of modernity. The text initially presents the notion of isegoria; after, it analyzes how modern freedom is permeated by the consumerist logic; finally, it examines the reduction of freedom to market logic.
Keywords: isegoria; equality; freedom of expression; modernity.