Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Mesopotâmia - Revista amazônica de estudos linguísticos e literários aceita trabalhos voltados aos estudos literários e linguísticos, dando especial ênfase à literatura de expressão amazônica e aos estudos linguísticos produzidos na Amazônia. Também são acolhidas quaisquer outras abordagens da área de Letras e das interfaces da literatura e da linguística. A revista publica apenas trabalhos originais e inéditos na forma de artigo. Para serem submetidos ao Conselho Editorial, os trabalhos, que podem ser redigidos em português, espanhol e inglês, devem atender às seguintes exigências:

a. Os artigos devem ser inéditos;

b. O envio de trabalhos originais já implica a autorização para publicação. Os artigos publicados serão de propriedade da Mesopotâmia e não haverá nenhuma remuneração para seus autores em relação aos direitos autorais;

c. As ideias contidas nos trabalhos enviados são de absoluta responsabilidade dos autores;

d. Caso seja sugerida alguma alteração do trabalho pela Comissão Editorial, o(a) autor(a) será comunicado(a);

e. A Revista Mesopotâmia será publicada semestralmente, e a submissão de artigos, em fluxo contínuo, pode ser feita a qualquer momento; 

f. As normas de publicação estão no site da revista;

g. Os artigos deverão ser submetidos pelo site da revista http://www.periodicos.ufam.edu.br/mesopotamia

h. Os artigos serão submetidos à apreciação de dois(duas) pareceristas. No caso de haver um parecer contrário, o conselho editorial enviará o trabalho a um(a) terceiro(a) avaliador(a);

i. Poderão sumeter artigos para publicação: doutores e estudantes de graduação ou pós-graduação, desde que em coautoria com um(a) doutor(a);

j. Os autores cujos trabalhos não forem aprovados para publicação serão comunicados a respeito.

PADRONIZAÇÃO DOS ARTIGOS:

a. Tipo de fonte: Times New Roman ou Arial, corpo 12. 

b. Espaçamento: espaço simples entre linhas e parágrafos; espaço duplo entre partes do texto e entre textos e exemplos, citações, tabelas etc;

c. Imagens: devem ser feitas pelo autor ou ter a autorização para a publicação;

d. Os trabalhos não podem ter extensão inferior a dez, nem superior a vinte páginas, incluídos referências, notas, resumos, gráficos e ilustrações.

e. As referências (somente para trabalhos efetivamente citados no texto) devem ser dispostas, em ordem alfabética, da seguinte forma:

LIVROS:

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

Ex.: SOUZA, Márcio. História da Amazônia: do período pré-colombiano aos desafios do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2019.

CAPÍTULOS DE LIVRO:

SOBRENOME, Nome. Título do capítulo entre aspas. preposição In: SOBRENOME, Nome (org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: Editora, data, páginas.

Ex.: GUEDELHA, Carlos Antônio Magalhães. "Astrid Cabral: metáfora da infância domada". In: ALBUQUERQUE, G. A. S. & NASCIMENTO, M de F. (Orgs.). Poesia e ficção na Amazônia Brasileira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017. p. 11-22.

ARTIGOS DE PERIÓDICO:

SOBRENOME, Nome. Título do artigo (sem destaque). Título do periódico em itálico, volume e número do periódico, Local, mês (abreviado) e ano de publicação, página citada.

Ex. GUEDELHA, Carlos Antônio Magalhães. Euclides da Cunha: dois livros como vingança. Revista Decifrar. v.2, n.1, 2013, p.29-43.

TESES ACADÊMICAS:

SOBRENOME, Nome. Título da tese em itálico: subtítulo. Tipo de trabalho: Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área do trabalho) – vinculação acadêmica, local e data de apresentação da defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver), página citada.

Ex: ALVES, Valderiza de Almeida. Mad Maria, a Ferrovia do diabo: entre a ficção e a História. Tese (Mestrado em Letras), PPGL – Ufam, Manaus/AM, 2019, p. 80.

CITAÇÕES DE TEXTOS ON-LINE:

 AUTOR(ES). Denominação ou Título: subtítulo.  informações sobre o endereço eletrônico, apresentado.

 Ex: DE BARROS, J. Influências da história em quadrinhos na educação. Brasil Escola, 2017. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais professores/influencias-historia-quadrinhos-na-educacao.htm>. Acesso em: 17 jul. 2017.

INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

 As indicações bibliográficas no corpo do texto deverão se restringir ao último sobrenome do autor, à data de publicação e à página, quando necessário.

 Ex: (JAMESON, 1997, p. 32).

OS TRABALHOS DEVEM AINDA TER:

a. TÍTULO em português, com sua tradução para o inglês, ou na língua estrangeira em que foi escrito o artigo, com sua tradução em português; centralizado, em maiúsculas, em negrito;

b. Nome do(s) autor(es), sem destaque, duas linhas abaixo do título, seguido(s) de uma nota de rodapé contendo a identificação do autor: instituição de origem, titularidade acadêmica e funcional, e endereço eletrônico. No caso de trabalho proveniente de país estrangeiro, apresentar o nome da cidade e do país;

c. RESUMO: o texto deverá vir acompanhado de um resumo na língua em que foi escrito, colocado após o nome do autor, e de um resumo em inglês (abstract). O resumo não poderá ultrapassar 15 linhas. As palavras RESUMO e ABSTRACT devem vir em maiúsculas, seguidas de dois pontos, três linhas abaixo do nome do autor, sem adentramento. Na mesma linha, iniciar o texto do resumo ou do abstract;

d. Palavras-chave: na língua utilizada no artigo e em inglês (keywords) – no máximo cinco, separadas por ponto final.

                                                          A desconsideração de qualquer norma implicará a não-aceitação do trabalho.

 Programa de Pós-Graduação em Letras

Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas

Av. Gal. Rodrigo Otávio Jordão Ramos, 3000, Coroado, Campus Universitário, Pavilhão Prof. Mario Ypiranga Monteiro, CEP: 69077-000 – Manaus/AM.

Contatos:

gremplexa@ufam.edu.br

Prof. Dr Carlos Antônio Magalhães Guedelha

Profa. Dra. Iná Isabel de Almeida Rafael

Editores

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.