Cultura amazônica e o Sairé de Alter do Chão como meios para a promoção da Educação Musical no contexto de uma banda de música da escola pública
Palavras-chave:
cultura amazônica, Sairé, educação musical, banda de músicaResumo
Esta investigação apresenta um trabalho envolvendo educação musical voltado para estudantes em uma escola de educação básica da rede pública no interior da Amazônia. A realização deste estudo compreende também um trabalho de apreciação, performance e criação, envolvendo músicas que fazem parte do Sairé de Alter do Chão, festa tradicional realizada em uma vila, distrito da cidade de Santarém, no Estado do Pará. E teve com o objetivo, compreender de que forma as músicas da Festa do Sairé podem promover a educação musical no contexto de uma banda de música dentro da escola pública. Suas atividades incluíram aulas teóricas e práticas, com processos criativos integrados ao componente curricular, onde os alunos participaram de criações musicais e de performances voltados para a banda de música desta escola. Como resultados e produto da criatividade, foram criadas onze composições, a partir de atividades de improviso, onde os participantes puderam explorar os sons do seu instrumento e criar linhas melódicas de acordo seu engajamento, entendimento e envolvimento musical. E por fim, foi realizado um concerto pela banda de música, para demonstrar os resultados de performance a partir das músicas que fizeram parte deste trabalho.
Downloads
Referências
AMORIM, Antônia Terezinha dos Santos. Sairé – uma manifestação cultural do povo Borari. Belém: Editora SEBRAE, 2005.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista de Educação Popular, v. 6, n. 1, 2007.
CARVALHO, Luciana Gonçalves de. Tradições devotas, lúdicas inovações: o sairé em múltiplas versões. Sociologia & Antropologia, v. 6, p. 237-259, 2016.
COSTA, Sirlene Antonia Rodrigues. Festival do Çairé/Sairé em Alter do Chão: o homem, o lugar e a língua. 2018.
DIAS, João Aluízio Piranha et al. A festa do Çairé e a resistência indígena: uma experiência ancestral dos Borari em Alter do Chão, Santarém, Pará. 2019.
FRANÇA, Cecília Cavalieri; BEAL, Ana Denise Donadussi. REDIMENSIONANDO A PERFORMANCE INSTRUMENTAL: PESQUISA AÇÃO NO ENSINO DE PIANO DE NÍVEL MÉDIO. Em Pauta, v. 14, n. 22, p. 65-65, 2003.
FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Reflexões sobre a sequência espiral do desenvolvimento musical. Orfeu, v. 6, n. 2, p. 335-347, 2021.
SLOBODA, J. A. A Mente Musical: a psicologia cognitiva da música. Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2008.
SWANWICK, Keith. Music, Mind and Education. London: Routledge, p. 161, 1988.
SWANWICK, Keith. Musical knowledge: Intuition, analysis and music education. Routledge, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Otávio Alberto Nogueira Ferreira, João Gustavo Kienen

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.