Arte-educação na Amazônia

Transformando as cirandas amazônicas em pesquisa científica

Autores

  • Jean Batista da Cunha Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas - SEDUC/AM

Palavras-chave:

Arte-educação, Cirandas amazônicas, Identidades culturais

Resumo

A arte-educação é um instrumento que se faz necessário a cada dia nos ambientes escolares, assim como na sociedade como um todo. Nosso estudo visa fortalecer o debate sobre as manifestações folclóricas e culturais, de modo particular, das cirandas amazônicas e sua relação com as identidades culturais dos povos amazônicas. Com base na epistemologia dos Estudos Culturais, trouxemos a importância do fortalecimento do debate da importância das identidades culturais na negociação e representação identitária junto ao modelo modernizador e global do sistema global capitalista. Para nós, arte-educadores, essa visão tem um impacto no fazer pedagógico e no nosso olhar às manifestações culturais que falam muito a respeito do povo que as manifesta, pois ressignifica seus olhares quanto à própria preservação de suas artes e de suas histórias. Com isso, espera-se assim colaborar, por meio das pesquisas, com a continuidade dos estudos e quem sabe, propor a ampliação do posicionamento do sujeito amazônico à sua realidade dentro das universidades, tendo em vista o enriquecimento dos acervos epistêmicos.

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Publicado

19-05-2025

Como Citar

BATISTA DA CUNHA, J. Arte-educação na Amazônia: Transformando as cirandas amazônicas em pesquisa científica. Revista da FAARTES, Manaus, v. 1, n. 1, p. 34–38, 2025. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/faartes/article/view/17879. Acesso em: 21 maio. 2025.