Faculdade de Artes da UFAM lança primeira edição de periódico científico
Já está disponível a primeira edição da Revista da FAARTES, periódico científico da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (FAARTES/UFAM). O número de lançamento da revista reúne os artigos apresentados durante o Seminário Internacional de Piano e o II Seminário Nacional de Memória das Artes na Amazônia, realizados em duas etapas, entre os meses de setembro e outubro de 2024, nas cidades de Manaus e Tefé.
Os eventos convergiram para celebrar as múltiplas expressões e interações da arte e da cultura a partir deste território, promovendo o diálogo interdisciplinar entre pesquisadores, artistas, professores, estudantes e comunidade em geral por meio da interseção entre teorias, práticas e identidades.
Desde suas primeiras edições, os seminários se consolidaram como espaços de visibilidade e debate de pesquisas desenvolvidas no âmbito universitário, com foco especial em contribuições de minorias sociais com pouca ou nenhuma representatividade. Da mesma forma, as iniciativas têm contribuído para o fortalecimento das relações entre as culturas do Brasil e dos Estados Unidos, por meio do intercâmbio com a Eastern Kentucky University (EKU), fomentando um ambiente positivo para a colaboração entre pesquisadores da Amazônia, de outras regiões do Brasil e de outros países.
Sobre o periódico
A Revista da FAARTES é uma publicação on-line de periodicidade semestral, com linha editorial independente. É um espaço aberto a todas as pessoas que desenvolvem trabalhos acadêmicos de pesquisa em artes disciplinares ou pesquisas multidisciplinares, interdisciplinares ou transdisciplinares com objeto situado e/ou conectado ao fazer e pensar das linguagens artísticas. As contribuições serão recebidas e publicadas em fluxo contínuo.
A revista busca divulgar trabalhos inéditos de graduandos, pós-graduandos, professores e pesquisadores da área artística ou que dialoguem com esta área, orientados por uma visão das artes como fenômeno humano e social, que relaciona objetos de estudo em seus respectivos contextos e quadros conceituais, sob uma ótica crítica.