EXPERIÊNCIAS DE JOVENS DA LADEIRA DO CARMO NO PROJETO TRILHAS DA JUVENTUDE: AUTOCONHECIMENTO E PROTAGONISMO EM FOCO

Autores

  • Ana Telma M. de Sousa UEPA-Universidade do Estado do Pará/CCSE
  • Elizabeth Teixeira Universidade do Estado do Amazonas, UEA
  • Percila Perolina A. de Aquino Universidade do Estado do Pará - UEPA

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as experiências de jovens da Ladeira do Carmo inseridos no projeto de extensão “Trilhas da Juventude”. Foi realizada uma pesquisa do tipo participativa pautada na abordagem qualitativa e no método crítico dialético. Foi realizada com dez jovens com idades entre 12 à 26  anos, que aceitaram voluntariamente participar do estudo. Em relação a coleta de dados, foi utilizada a técnica de observação complementada com dinâmicas grupais. Para a análise de dados, adotou-se a técnica de análise de conteúdo. Como resultados identificou-se entre os participantes o alcance de suas metas, a partir das experiências no projeto, que visa colaborar para que sigam suas aspirações com protagonismo, esperança e consciência de que têm o direito de realizá-los. A contribuição do projeto foi relevante para o desenvolvimento dos jovens, por meio do autoconhecimento, que contribui para a atuação consciente no mundo. Considera-se que a filosofia está diretamente relacionada com a educação, uma não se sustenta sem a outra, por isso a importância das experiências dos jovens no projeto, que tem como base o pensamento filosófico no âmbito da educação na contemporaneidade dando ênfase ao protagonismo juvenil. Verificou-se que entre as metas compartilhadas pelos jovens predomina a área profissional. Constatou-se que a partipação desses jovens no projeto foi importante para suas vidas. A partir dos resultados, conclui-se que as atividades e experiências dos jovens contribuíram para o crescimento, emancipação crítica, conscientização e formação bio-psico-social.

Palavras-chave: filosofia, projeto de extensão, conscientização, transformação, protagonismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-07-08