CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA DAS HIDRELÉTRICAS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIA ADOTADOS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE HUMAITÁ

Autores

Palavras-chave:

ensino de física; contextualização; interdisciplinaridade; alfabetização científica.

Resumo

Aproximar o conhecimento científico do contexto dos estudantes é uma das recomendações fundamentais de documentos normativos da educação brasileira. Dentre os temas de grande relevância para a educação científica, as questões energéticas se destacam tanto no contexto acadêmico quanto na formação cidadã dos estudantes para a Alfabetização Científica. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a contextualização do tema das hidrelétricas em livros didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias adotados nas escolas públicas de Humaitá – AM. A metodologia é de caráter qualitativo e se baseia na Análise de Conteúdo, e como referencial teórico foi utilizado os Eixos Estruturantes da Alfabetização Científica. Identificamos que dos seis livros presentes na coleção analisada, apenas dois trabalham com a temática das hidrelétricas associada a conceitos de Física com ênfase no Eixo Estruturante 1, que trata da compreensão de conceitos específicos da Física, sem se aprofundar em questões socioeconômicas e ambientais. Finalmente constatamos que a coleção promove uma abordagem contextualizada da temática das Usinas Hidrelétricas, trazendo debates sobre questões ambientais, sociais e econômicas, que possibilitam um diálogo interdisciplinar entre três áreas do conhecimento (CNT, CHSA e MT) e se direcionam para promoção da Alfabetização Científica.

 

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Publicado

2025-07-02