PERCEPÇÕES DOS VISITANTES DO PARQUE ECOLÓGICO DE SÃO CARLOS (PESC) SOBRE O PAPEL DOS ZOOLÓGICOS NA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
, espaço educador, percepção ambiental.Resumo
Os zoológicos constituem-se em espaços adequados à conservação da diversidade biológica e ações de Educação Ambiental. Porém, ainda há uma grande dificuldade por parte da população sobre a compreensão das finalidades dos zoológicos. Isso ocorre devido à concepção histórica de que os animais são expostos apenas para a finalidade de entretenimento. O presente estudo teve como objetivo avaliar as percepções dos visitantes do Parque Ecológico “Dr. Antonio Teixeira Vianna” (PESC) a respeito do papel dos zoológicos, especialmente sobre esse local situado em São Carlos (São Paulo,Brasil), como espaço educador e local para conservação da fauna. O levantamento dos dados foi realizado por meio de questionário aplicado aos visitantes. No questionário, havia questões relacionadas à percepção dos frequentadores sobre o PESC e das atividades de Educação Ambiental nele realizadas. As respostas dos visitantes foram analisadas por métodos qualitativos e quantitativos, incluindo análise feita no software IRAMUTEQ. Os resultados mostraram a importância do PESC como local de contato com a natureza e para a recreação dos frequentadores. Notou-se que existem diversas possibilidades de melhorias e implementações de novas atividades que poderiam potencializar ainda mais o papel do PESC como espaço educador, assim como propiciar um contato mais próximo com os animais expostos, agregando dessa forma às atividades já existentes. Além do presente estudo poder auxiliar no planejamento de outras atividades relacionadas à Educação Ambiental no PESC, sugere-se que tais ações se fundamentem em uma abordagem mais crítica e emancipadora sobre a Educação Ambiental.