USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GENÉTICA

Autores

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar o uso de metodologias ativas na promoção da aprendizagem dos conteúdos de Genética. Para isso, foi realizada a aplicação de uma sequência didática (SD) com uso de método ativos, de agosto a outubro de 2021, em 2 turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Tempo Integral do município de Alta Floresta do Oeste, Rondônia, Brasil. A validação da SD foi realizada por meio da aplicação de dois testes, diagnóstico inicial e final, aos estudantes. Além dessa avaliação, a sequência didática foi enviada para professores da área de Biologia para avaliação da adequação do conteúdo, estrutura, ferramentas, metodologia, tempo e contextualização. O valor médio das notas dos estudantes na avaliação diagnóstica foi de 2,9 para o 3° ano A e 2,1 para o 3° ano B. Na avaliação final, os valores médios das notas foram 6,1 e 7,4 para as turmas A e B, respectivamente. O teste de comparação das médias constatou que houve uma diferença significativa entre o desempenho dos alunos no teste diagnóstico e teste final nas duas turmas. Um total de 11 professores avaliaram positivamente as atividades, indicando que a SD é aplicável e eficiente para o ensino da Genética. Portanto, o uso de metodologias ativas como estratégia de ensino no planejamento das aulas na Sequência Didática de Genética promoveu a aprendizagem, visto que os estudantes tiveram um melhor desempenho após a aplicação da SD e os professores de Biologia consideram a SD aplicável e eficiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Plaster, Secretaria de Educação do Estado de Rondônia

Graduada em Ciências Biológicas (2013). Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia, (2016). Atua como Professora vinculada à Secretaria de Educação do Estado de Rondônia – SEDUC. Mestre do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Rolim de Moura, 2022). E-mail: raquel_plaster@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3214-3383

Downloads

Publicado

2025-07-02