USO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE GENÉTICA
Resumo
Este estudo teve como objetivo avaliar o uso de metodologias ativas na promoção da aprendizagem dos conteúdos de Genética. Para isso, foi realizada a aplicação de uma sequência didática (SD) com uso de método ativos, de agosto a outubro de 2021, em 2 turmas do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Tempo Integral do município de Alta Floresta do Oeste, Rondônia, Brasil. A validação da SD foi realizada por meio da aplicação de dois testes, diagnóstico inicial e final, aos estudantes. Além dessa avaliação, a sequência didática foi enviada para professores da área de Biologia para avaliação da adequação do conteúdo, estrutura, ferramentas, metodologia, tempo e contextualização. O valor médio das notas dos estudantes na avaliação diagnóstica foi de 2,9 para o 3° ano A e 2,1 para o 3° ano B. Na avaliação final, os valores médios das notas foram 6,1 e 7,4 para as turmas A e B, respectivamente. O teste de comparação das médias constatou que houve uma diferença significativa entre o desempenho dos alunos no teste diagnóstico e teste final nas duas turmas. Um total de 11 professores avaliaram positivamente as atividades, indicando que a SD é aplicável e eficiente para o ensino da Genética. Portanto, o uso de metodologias ativas como estratégia de ensino no planejamento das aulas na Sequência Didática de Genética promoveu a aprendizagem, visto que os estudantes tiveram um melhor desempenho após a aplicação da SD e os professores de Biologia consideram a SD aplicável e eficiente.