A visita técnica como instrumento no processo de ensino e de aprendizagem na pós-graduação em ciências ambientais: um relato de experiência

Autores

  • Carmen Malafaia Silva UFAM
  • Doraci Brito de Souza. UFAM
  • Fernanda Mota da Silva UFAM
  • Joel Guerreiro Nascimento UFAM
  • Matheus Mendes Nina UFAM
  • Manuel Saldanha Barbosa UFAM
  • Priscila Beleza Cruz UFAM
  • Rafaela Silva de Lima UFAM
  • Renato Abreu Lima UFAM

Resumo

A Embrapa Rondônia ou Centro de Pesquisa Agroflorestal de Rondônia é uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária. A Fiocruz RO, como instituição de pesquisa, atua na diminuição dos problemas de saúde e desigualdades sociais, percebidos na Amazônia. Assim, este artigo teve como objetivo fazer o relato da experiência vivenciada por alunos da pós-graduação (mestrado em Ciências Ambientais) nestas duas instituições de pesquisa. Nossa visita à Embrapa, como alunos de mestrado em Ciências Ambientais, solidificou nossa compreensão de como a Ciência e a pesquisa desempenham um papel fundamental na promoção da conservação ambiental e no desenvolvimento agrícola na região amazônica. A experiência reforçou nosso compromisso em buscar soluções que respeitem o ambiente e atendam às necessidades das comunidades locais. É um testemunho do potencial que a pesquisa aplicada tem para impulsionar o equilíbrio entre a proteção do ecossistema e o avanço econômico na região, demonstrando que é possível criar um futuro mais sustentável e promissor para a Amazônia e suas comunidades. Nossa visita ao CEBio/Fiocruz foi uma experiência enriquecedora que nos inspirou a explorar ainda mais as possibilidades de promover a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento na região amazônica. Acreditamos que a interação com esse ambiente de pesquisa de ponta irá enriquecer nossas pesquisas e nossas perspectivas enquanto continuamos nossa jornada acadêmica na Amazônia.

 Palavras-chave: Biodiversidade, Bioprospecção, Embrapa, Fiocruz, Interdisciplinaridade, Universidade.

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Biografia do Autor

Carmen Malafaia Silva, UFAM

Discente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, Amazonas.

Doraci Brito de Souza., UFAM

Discente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, Amazonas.

Fernanda Mota da Silva, UFAM

Discente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, Amazonas.

Joel Guerreiro Nascimento, UFAM

Discente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, Amazonas.

Matheus Mendes Nina, UFAM

Discente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, Amazonas.

Manuel Saldanha Barbosa, UFAM

Discente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, Amazonas.

Priscila Beleza Cruz, UFAM

Discente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, Amazonas.

Rafaela Silva de Lima, UFAM

Discente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, Amazonas.

Renato Abreu Lima , UFAM

Docente do programa de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), campi Humaitá, Amazonas.

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Publicado

2024-01-03