As singularidades regionais no ensino de história nos currículos estaduais da Região Norte reestruturados pela BNCC (Brasil)

Autores

  • Andressa da Silva Gonçalves SEMED/Altamira-PA
  • Wilma de Nazaré Baía Coelho UFPA

Resumo

Neste trabalho, realizamos a análise da regionalidade no ensino de História dos sete currículos estaduais da Região Norte, quais sejam: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Com o auxílio do conceito de currículo de Michael Apple (2008), Ivor Goodson (1997) e Gimeno Sacristán (2000) e o conceito de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016), procuramos analisar se esses documentos incorporam a história regional, como ocorre essa inserção, se há diálogo entre a história regional, a brasileira e a mundial, e como as singularidades regionais são organizadas através dos anos finais do ensino fundamental. Constatamos o espaço periférico destinado à temática regional, que se constitui como um apêndice, mesmo nos currículos estaduais amazônicos.

 Palavras-chave: Ensino de História; currículos amazônicos; Região Norte; BNCC.

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Biografia do Autor

Wilma de Nazaré Baía Coelho, UFPA

Professora Titular da UFPA. Bolsista Produtividade do CNPq 1D.

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Publicado

2024-01-03