ANÁLISE DE RISCOS DA INUNDAÇÃO URBANA NA CIDADE DA BEIRA-MOÇAMBIQUE

Autores

  • Chanel Carlos Mário
  • Mário Silva Uacane

Resumo

As constantes inundações que tem assolado a cidade da Beira em cada época chuvosa constituem uma seria preocupação para os habitantes desta unidade territorial no seu quotidiano. Assim, o objectivo deste artigo é analisar os possíveis riscos decorrentes de inundações urbanas na Beira particularmente na época chuvosa. Para a materialização do estudo, recorreu-se a consulta bibliográfica, observação directa acompanhado de Check list, análise de documentos referentes a riscos hidrológicos na cidade da Beira fornecidos pelo INGD e uso do software ArcGIS 10.4 na elaboração de mapas da cidade da Beira tanto para enquadramento geográfico quanto para representação dos fenómenos de inundação urbana e factores de risco associados. Para análise de riscos decorrentes de inundações urbanas foi elaborado e analisado o mapa de altimetria local conjugando as áreas de inundações observadas nas épocas chuvosas mais recentes. Quanto aos resultados o estudo identificou os seguintes bairros vulneráveis aos riscos das inundações; Manga Mascarenhas, Manganhe, Vaz, Munhava Matope, Dunda, Mungaça, Chota, Chinguissura, Inhamizua, Matadouro e apurou principais riscos como desabamentos de habitações em comunidades frágeis que culmina em perdas de vidas humanas e perdas de culturas agrícolas e desalojamento, que por sua vez contribui para o atraso ao desenvolvimento socioeconómico das comunidades, neste contexto foram sugeridas acções para sua respectiva mitigação.

Palavra-chave: Risco; Inundação Urbana; Beira

Biografia do Autor

Chanel Carlos Mário

Mestrando em Gestão Ambiental na Unilicungo-Beira e Licenciado em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Comunitário, e Habilitações em Ecoturismo pela Universidade Pedagógica, é membro das FADM

Mário Silva Uacane

Docente e pesquisador do Departamento de Ciências da Terra e ambiente; Director-adjunto da pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, na Universidade Licungo em Moçambique; Coordenador do Grupo de Pesquisa Estudos Ambientais e Paisagens (GPEAP).

Downloads

Publicado

2023-01-05