FORMAÇÃO, NTDICS E METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO E HÍBRIDO NA AMAZÔNIA PARAENSE

Autores

  • Luciandro Tassio Ribeiro de Souza UFOPA
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro UFOPA

Resumo

As Novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (NTDICs) têm provocado mudanças fundamentais em vários campos da vida humana de forma diversificada e rápida. Hoje, com um simples clique é possível navegar pelos principais museus da atualidade de forma virtual. É possível criar, modelar, dar voz, expressões a avatares personalizados e praticamente idênticos aos perfis humanos. É possível pagar, fazer compras, realizar agendamentos, entre outras possibilidades apenas por um simples clique. Os exemplos são alguns dos inúmeros que evidenciam muitas possibilidades que as NTDICs proporcionam aos seres humanos. Ao se tratar do contexto da educação perante a profusão de tecnologias cabe salientar que existe nela duas categorias: os imigrantes digitais e os nativos digitais. Essa dualidade evidenciada sinaliza urgentemente com que as escolas pensem e repensem suas práticas de ensino, principalmente no que se refere à formação de professores. Assim, o presente estudo teórico tem como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica para perceber a inserção dos docentes com o uso das tecnologias e proporcionar uma nova perspectiva sobre o tema estudado, a qual faz uma abordagem centrada na formação de professores e na apropriação das novas tecnologias para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Como resultados, enfatiza-se a importância que o Estado implemente políticas públicas educacionais de inclusão digital, priorizando equipar as escolas com uma internet de melhor qualidade e estruturar ou revitalizar os laboratórios de Informática, além de promover a formação continuada de seus docentes.

 Palavras-chave: Educação. NTIC. Formação continuada. Ensino Remoto Emergencial. Amazônia.

Biografia do Autor

Luciandro Tassio Ribeiro de Souza, UFOPA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Ambiente e Qualidade de vida da Universidade Federal do Oeste do Pará – (PPGSAQ/UFOPA). Graduado em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas da Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA 2014 - 2017). Graduado em Licenciatura em Informática Educacional pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA 2018 - 2022). Especialista em Letras - Português e Literatura pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI 2019 - 2020). Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Libras pela Faculdade Estratego (2021-2022).

Tania Suely Azevedo Brasileiro, UFOPA

Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (IP/USP). Doutorado em Educação pela Universidad Rovira i Virgili/Espanha (título revalidado na FE/USP). Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano (UGF/RJ) e Mestrado em Tecnologia Educacional (URV/ES). Professora de Educação Física, Recreação e Jogos, Pedagoga, Psicóloga. Professora da LIE. Docente permanente dos Programas de Pós-Graduação: mestrado acadêmico em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA); doutorado em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSNDUFOPA) e doutorado em Educação na Amazônia - Associação plena em Rede (PGEDA/EDUCANORTE), assumindo a coordenação do PGEDA no Polo Santarém (UFOPA – UNIR) (2020-2022). Orientadora da pesquisa.

Downloads

Publicado

2023-01-05