MATERIAL DOURADO E SITUAÇÕES DIDÁTICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA AMAZÔNIA

Autores

  • Heric Frankles Batista Soares UFAM / IEAA
  • Elizabeth Tavares Pimentel UFAM / IEAA

Resumo

Este artigo é referente à revisão de literatura relacionada aos conceitos: material concreto, abstração reflexionante e Teoria das Situações Didáticas, elementos que compõem o núcleo da pesquisa de dissertação, a qual pretende avaliar o uso do material concreto, especialmente o material dourado, com foco na abstração reflexionante mediada pela Teoria das Situações Didáticas. Na elaboração do artigo, a concepção filosófica orientadora foi a da Epistemologia Genética; o método de abordagem utilizado, o dialético; o método de procedimento, o histórico. A modalidade de pesquisa científica utilizada foi a bibliográfica e a técnica de pesquisa empregada, o fichamento. Este texto demonstra que as pesquisas com o material concreto, especialmente o material dourado, envolvendo a abstração reflexionante, assim como o uso da Teoria das Situações Didáticas, estão quase totalmente voltadas para as regiões Sul e Sudeste, enquanto, para as regiões Norte e parte da região Nordeste, que compõem a região amazônica, não foram identificados estudos com essa temática específica, em especial o aprofundamento do estudo da matemática como ciência que mobiliza o desenvolvimento do raciocínio lógico do ser humano.

Palavras-chave: sequência didática; Teoria das Situações Didáticas; engenharia didática.

Biografia do Autor

Heric Frankles Batista Soares , UFAM / IEAA

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas. Pedagogo pela Universidade Federal do Amazonas. E, Tecnólogo em Gestão da Qualidade pela ULBRA.

Elizabeth Tavares Pimentel, UFAM / IEAA

Professora adjunta do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas, pertence ao colegiado do curso de Graduação em Ciências: Matemática e Física do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM). É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH).

Downloads

Publicado

2023-01-05