APLICAÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “TERMOLÚDICA”: UMA PROPOSTA PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA
##semicolon##
Física; ensino; jogos didáticos; aprendizagem.要旨
A utilização de jogos na sala de aula pode tornar o ambiente de aprendizagem mais interativo e atrativo, promovendo a troca de ideias e o diálogo entre discentes e docentes, bem como, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e cognitivas que contribuem para um aprendizado mais prazeroso e eficaz. Assim, este trabalho relata sobre a aplicação de um jogo didático de tabuleiro como ferramenta de apoio ao ensino de Física, mais especificamente, ao ensino de Termologia. O objetivo é apresentar os resultados obtidos e possíveis contribuições do jogo “TermoLúdica” no processo de ensino e aprendizagem da Física. A proposta surgiu diante das dificuldades enfrentadas por muitos alunos em compreender conceitos e realizar cálculos de termologia. Além disso, a aplicação poderia indicar melhorias para o próprio jogo. A metodologia envolveu a aplicação do jogo em duas turmas do 2° ano do ensino médio de uma escola pública de Floriano-PI e 30 discentes participaram da ação. O jogo foi aplicado após a abordagem dos conteúdos pelo docente das turmas. Os dados foram coletados por meio de observações durante a aplicação do jogo e através de um questionário aplicado depois da ação. Os resultados indicaram um significativo envolvimento e interesse dos alunos na atividade, a compreensão de conceitos/cálculos abordados, bem como, a indicação do que ainda tinham dificuldade em compreender. Diante disso, conclui-se que o uso do jogo didático tornou o ensino de Física mais atrativo e acessível, contribuindo para a melhoria do desempenho escolar discente.