A QUALIDADE NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM EM CLASSES MULTISSERIADAS NO CAMPO

著者

##semicolon##

Classes Multisseriadas##common.commaListSeparator## Educação do campo.##common.commaListSeparator## Prática pedagógica

要旨

As aulas ministradas em várias séries ainda existem na prática Prática docente em escolas do campo. É composto por alunos com idade distorcida de diferentes séries, ministrados por um professor, planejando e aplicando diferentes conteúdos de ensino para a prática em um único espaço. Este trabalho intenciona-se a dialogar sobre a qualidade no processo ensino aprendizagem em classes multisseriadas do/no campo, tendo como objetivo principal investigar o processo de ensino aprendizagem das classes multisseriadas do/no campo destacando alguns dos muitos entraves nesse processo, bem como apontando algumas possibilidades de ações/intervenções que garantam efetividade no processo ensino aprendizagem. Como método, utilizou-se um levantamento bibliográfico e, portanto, teórico, baseado em diversos autores da área. Na revisão bibliográfica foram consultadas múltiplas literaturas relacionadas ao tema da pesquisa, bem como livros e artigos publicados na internet, que lançaram as bases para a formação deste trabalho Diante dos desafios já apontados até aqui demonstra como resultado e discussão do assunto que se faz necessário apresentar um panorama de possibilidades para as classes multisseriadas do campo. Cabe ainda neste trabalho uma breve análise da organização pedagógica, e também a descrição sobre a resistência encontrada nesse modelo de ensino tanto da parte dos orgãos institucionais como dos docentes na atualidade.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.authorBiographies##

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia. 

##submission.authorWithAffiliation##

Mestrando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2023-2025). Graduado em Licenciatura em Pedagogia (2018). Graduando de Licenciatura em Geografia (2022-2023). Especialização em Educação Especial Especial e Inclusiva (2021). Especialização em Gestão Educacional com habilitação em Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção Escolar (2019) . Especialização em Psicopedagogia Clínico Institucional (2019). Atualmente atua no Instituto de Pesquisas Educacionais como Coordenador de Educação Especial e Inclusiva. Possui vinculo como docente da Educação Básica na Prefeitura Municipal de Itapemirim. Tem experiencia com práticas Educativas na Educação Especial e Inclusiva e na Alfabetização e Letramento nas séries Iniciais do Ensino Fundamental.

##submission.authorWithAffiliation##

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Geografia. É coordenador atual do Curso de Licenciatura em Pedagogia (sistema UAB) e Licenciatura em Letras Ead (polos institucionais e UAB). É Coordenador Geral Adjunto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Campus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Bacharel em Direito (Anhanguera, 2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, processos de internacionalização, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. Atualmente e Editor Associado da Revista de Estudos Interdisciplinares - REI com interesse nos estudos da educação integral enquanto política pública. 

##submission.downloads##

出版済

2025-07-02