REFLEXÕES SOBRE INTERDICIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
##semicolon##
Educação Profissional e Tecnológica##common.commaListSeparator## Ensino##common.commaListSeparator## Interdisciplinaridade##common.commaListSeparator## Ensino de Inglês Técnico要旨
Esta pesquisa objetiva compreender o potencial pedagógico de uma prática interdisciplinar no Curso Médio Técnico Integrado em Alimentos do Campus Aracaju, trabalhado com as disciplinas de Inglês, Química e Controle de Qualidade de Alimentos. Quanto à metodologia utilizada, trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada, cujo procedimento técnico foi o estudo de caso. No tocante aos dados obtidos, estes foram interpretados e apresentados com o objetivo de fortalecer este estudo e como instrumentos para produção, utilizou-se o PPC do Curso Técnico Integrado em Alimentação, pesquisa bibliográfica para elaboração do Estado da Arte, questionário desenvolvido e direcionado aos alunos, além de entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores e coordenadores, que possibilitaram a concepção do PE desejado. A mencionar sobre os dados obtidos nas entrevistas, estes foram avaliados segundo a análise de conteúdo proposta por Bardin, utilizando o software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire (IRAMUTEQ), versão 0.7. Na análise dos resultados constatou-se que a interdisciplinaridade raramente é implementada como elemento facilitador da aprendizagem e as justificativas foram a necessidade de atualização dos PPCs, carga horária limitada e dificuldade de conciliação de horários entre Professores/Coordenação para planejamento e incentivo à prática interdisciplinar. Diante disso, identificou-se a necessidade de atualização dos PPCs, com o objetivo de promover o aumento das atividades interdisciplinares, bem como estabelecer momentos de planejamento de ensino, dada a percepção dos próprios professores, que têm consciência de que suas práticas pedagógicas são incipientes e necessitam de aprimoramento devido ao pouco uso da ferramenta interdisciplinaridade.