EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM SOCIAL PARA A GEOCONSERVAÇÃO: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES NA AMAZÔNIA

Autores

  • Vania Maria Nunes dos Santos UNICAMP
  • Raimundo Humberto Cavalcante Lima UFAM
  • Maria Rosária do Carmo UFAM
  • Carmem do Socorro Rocha dos Santos UFAM

Resumo

O presente artigo visa apresentar proposta para o desenvolvimento de projetos de pesquisas colaborativas, com práticas socioeducativas e participativas com vistas à geoconservação na Amazônia. A formação de alunos-profissionais-cidadãos conscientes e integrados de maneira sustentável ao lugar/ambiente em que vivem implica uma nova forma de entender as relações com esse lugar/ambiente, seus problemas e desafios socioambientais, a exemplo da implantação do Geoparque Cachoeiras do Amazonas, em Presidente Figueiredo — AM. O desafio preliminar que aqui se propõe é o de envolver a população local. Quanto mais a comunidade (re)conhecer o seu lugar/ambiente e seus patrimônios, mais ela poderá valorizá-los e conservá-los. A inserção da educação para a cidadania ambiental na perspectiva da aprendizagem social contribui para o desenvolvimento de posturas reflexivas e colaborativas, bem como para a motivação e a sensibilização dos cidadãos à responsabilidade socioambiental por meio de práticas participativas inovadoras. Para tal, os referidos projetos contemplam atividades teórico-práticas em geossítios da região associadas ao uso de metodologias participativas como ferramentas de aprendizagem social. Dentre essas metodologias, destaca-se o Mapeamento Socioambiental, ferramenta didático-pedagógica de diagnóstico, planejamento participativo e ação colaborativa que visa promover o envolvimento de diferentes atores sociais no levantamento de diversas informações sobre o lugar/ambiente. Os projetos de pesquisa em desenvolvimento, doutorado e mestrado, guardadas suas especificidades, vêm identificando patrimônios geoambientais e envolvendo diferentes stakeholders, com foco em escolas básicas, com a formação de professores e a formação de alunos do curso de Geologia da Universidade Federal do Amazonas.

Palavras-chave: geoconservação; metodologias participativas; responsabilidade socioambiental.

Biografia do Autor

Vania Maria Nunes dos Santos, UNICAMP

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP. Professora colaboradora do Programa de Pos Graduação em Geociências (PPGGEO/UFAM. Pesquisadora associada do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Patrimônio Geológico e Geoturismo - GeoHereditas do Instituto de Geociências da USP.

Raimundo Humberto Cavalcante Lima, UFAM

Professor associado III do Magistério Superior da UFAM, pertence ao colegiado do curso de Graduação em Geologia (ICE/UFAM). Na pós-graduação, é professor permanente do curso de Geociências (PPGGEO).

Maria Rosária do Carmo, UFAM

Professora Adjunto II do Magistério Superior da UFAM, pertence ao colegiado do curso de Graduação em Geologia (ICE/UFAM). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra do Instituto de Geociências da UNICAMP.

Carmem do Socorro Rocha dos Santos, UFAM

Geógrafa, Professora da Secretaria de Educação de Presidente Figueiredo (AM). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Geociências da UFAM/PPGGEO. Discente do Programa de Pós Graduação em Geociências da Universidade Federal do Amazonas (PPGGEO/UFAM).

Downloads

Publicado

2023-01-05