A PERCEPÇÃO DO ECOTURISMO POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Autores

  • Lucas Ramos Aguiar UFAM
  • Milton César Costa Campos UFPB
  • Viviane Vidal da Silva UFAM / IEAA
  • Osvanda Silva de Moura UNIR
  • Renato Abreu Lima UFAM / IEAA

Resumo

No Brasil, o turismo é uma importante atividade econômica, e o ecoturismo vem se tornando uma alternativa cada vez mais atrativa. Esse trabalho tem como objetivo analisar a visão dos estudantes do ensino superior do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) sobre seu conhecimento acerca do ecoturismo no Brasil, assim como suas experiências no assunto. O artigo foi realizado por meio de um questionário eletrônico no Google Forms, direcionado a alunos do ensino superior do IEAA/UFAM, com 25 questões abertas e fechadas a respeito de informações socioeconômicas e ecoturísticas. Os cursos aptos a participar foram Agronomia, Biologia e Química, Engenharia Ambiental e Pedagogia, e a pesquisa contou com amostragem de cem entrevistados. Destes, 65 eram do gênero feminino e 35 do masculino, com variação de idade de 18 a 44 anos. Foi possível perceber que a maior parte dos alunos tinha entendimento sobre termos da área ambiental e respondeu, de forma satisfatória, à maioria das questões colocadas, além de ter demonstrado um conhecimento sobre o ecoturismo e as atividades que podem ser praticadas nele.

Palavras-chave: sociedade; ambiente; conservação.

Biografia do Autor

Lucas Ramos Aguiar, UFAM

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL).

Milton César Costa Campos, UFPB

Professor associado do Departamento de Solos e Engenharia Rural do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (DSER/CCA/UFPB). Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Solo (PPGCS/DSER/CCA/UFPB) e Ciências Ambientais (PPGCA/UFAM).

Viviane Vidal da Silva, UFAM / IEAA

 Professora associada da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais/IEAA-UFAM.

Osvanda Silva de Moura, UNIR

Professora efetiva do Magistério Superior no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia, campus Porto Velho.

Renato Abreu Lima, UFAM / IEAA

Professor adjunto do Magistério Superior da UFAM, pertence ao colegiado do curso de Graduação em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM). Na pós-graduação, é professor permanente do curso de Ciências Ambientais (PPGCA) e Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH).

Downloads

Publicado

2023-01-05