O CONSUMO SUSTENTÁVEL DA ÁGUA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE BENJAMIN CONSTANT-AM (BRASIL)

Autores

  • Elilda Ferreira da Silva
  • Márcia Nascimento Pinto
  • Renato Abreu Lima Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

A água é um dos recursos naturais de maior importância para a vida no planeta. Por isso a relevância de se trabalhar a temática do consumo sustentável da água a partir da percepção dos 150 alunos participantes das três séries do Ensino Médio da escola Estadual Imaculada Conceição. Com o objetivo de analisar o consumo sustentável da água a partir da percepção dos alunos do Ensino Médio. A coleta de dados foi por meio de um questionário com cinco questões para averiguação do grau de sensibilidade dos alunos das três séries participantes da pesquisa. A mesma apresentou uma abordagem bibliográfica e quanti-qualitativa que foram desenvolvidas com base no método indutivo. Da qual participaram 10 alunos representantes de cada turma no total de 50 discentes de cada série, sendo escolhidos na faixa etária de 14 a 22 anos. A pesquisa apresentou um resultado importante, pois comparou o nível de conhecimento de cada aluno a respeito do consumo sustentável da água. Deste modo, à maioria demostrou-se pouco conhecimento e sensibilizados em consumir esse recurso tão precioso para sobrevivência. Para que haja sensibilização é necessário inserir a questão da Educação Ambiental para contribuir e formar cidadãos cientes de utilização da água para evitar o desperdício. Racionalizando e adotando práticas de racionamento para não consumir exagero e nunca faltar para o presente e nem para o futuro. Mesmo a região apresentando a maior concentração de agua potável no mundo, precisa-se haver mudanças nos hábitos, costumes e maneiras para evitar o desperdício de água.

Palavras-chave: Desperdício; Sensibilização; Educação Ambiental.

 

Biografia do Autor

Elilda Ferreira da Silva

Discente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Benjamin Constant-AM, Brasil.

Márcia Nascimento Pinto

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Natureza e Cultura (INC), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Benjamin Constant-AM, Brasil.

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil atuando na graduação e pós-graduação.

Downloads

Publicado

2022-01-03