EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA E MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO ESTADO DO PARÁ

Autores

  • Arantxa Carla da Silva Santos Universidade Federal do Pará
  • Altem Nascimento Pontes Universidade do Estado do Pará

Resumo

O propósito deste artigo foi analisar o contexto da mudança climática no Brasil, e de maneira mais específica no Estado do Pará, as principais ações causadoras e ferramentas de mitigação. Para isso, foi inicialmente abordado o efeito estufa enquanto fenômeno natural, que influenciado pelas ações antrópicas ocasiona as mudanças climáticas; além disso, foram estudadas as políticas públicas brasileiras e paraenses voltadas exclusivamente para as mudanças climáticas. Em termos metodológicos, a pesquisa foi quali-quantitativa e exploratória, consistindo na coleta de dados obtidos através do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa, com informações ligadas à emissão de GEE por setor e por atividade desde 1970. Verificou-se que o Pará é o maior emissor de gases de efeito estufa no Brasil, em ocasião da mudança do uso da terra e das florestas provocada pelo desmatamento, e que embora existam planos governamentais referentes às mudanças climáticas, os dados ainda são problemáticos. Com isso, se faz necessário realizar ações concretas de fiscalização e controle voltados para o desmatamento no Estado, incentivando a participação da sociedade como um todo em práticas sustentáveis.

Palavras-chave: Aquecimento global. Efeito estufa. Agropecuária.

Biografia do Autor

Arantxa Carla da Silva Santos , Universidade Federal do Pará

Graduada em Relações Internacionais. Especialista em Gestão Ambiental. Especialista em Docência do Ensino Superior. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Pará.

Altem Nascimento Pontes , Universidade do Estado do Pará

Doutor em Ciências Físicas. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2021-12-31