APROFUNDAMENTO DO USO DA CONTEXTUALIZAÇÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA
Palabras clave:
formação; metodologia; ensino de CiênciasResumen
Este artigo refere-se à atividade final da disciplina “Fundamentos e Metodologias para o ensino das Ciências Naturais e Matemática” do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades da UFAM e teve como objetivo realizar uma revisão narrativa nos textos trabalhados durante a ministração da disciplina e extrair contribuições que possam ser aproveitados no uso da contextualização para o ensino de Química. A metodologia está baseada em uma revisão literária nos referidos textos, afim de identificar contextos que estejam relacionados com o tema, contextualização, de maneira que esta possa contribuir como ferramenta didática para o ensino de Química. Foram analisados dezesseis artigos e entre eles foram selecionados sete. Desse modo, apresentamos uma síntese de cada tendência, incluindo suas características e contribuições para o ensino, bem como sua aplicabilidade e reconhecimento em cada artigo analisado. Cada artigo apresenta um resumo das partes mais relevantes e que estejam relacionadas, de forma direta ou indireta, com o tema, contextualização, referindo-se às suas principais características e contribuições para o ensino, como também sugestões de como se contextualizar de formas diversas. Com isso, a pesquisa veio aprofundar e enriquecer a abordagem quanto ao uso de contextualização no ensino de Química.