UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS PIPERACEAE PARA FINS MEDICINAIS E ECONÔMICOS

Autores

  • Lucilene dos Santos do Nascimento UFAM / IEAA
  • Renato Abreu Lima

Resumo

As plantas possuem propriedades medicinais e vem sido reconhecidas empiricamente durante séculos, mas foram confirmadas cientificamente apenas recentemente. Vários grupos de pesquisadores estudam a atividade biológica de plantas medicinais originárias de diversas regiões do mundo, orientados pelo uso popular das espécies nativas. Temos como referência o gênero Piper, pertencente à família Piperaceae, que é utilizado para fins terapêuticos e para o preparo de bebidas em diversas culturas. Além disso, algumas espécies desta família são utilizadas comercialmente, como é o caso da P. nigrum L.  (pimenta do reino), comercializada desde o século XVII, cujos frutos de sabor picante, são utilizados como condimento. Mostrando que as plantas pertencentes a esta família são utilizadas em diversas áreas. Logo, se faz importante dar continuidade nos estudos da família Piperaceae, a fim de exploradas outras espécies viabilizando novas perspectivas para os estudos de suas respectivas composições químicas e consequentemente implementar os mesmos de maneira sustentável.

Palavras-chave: Plantas medicinais, fitoterapia, remédios caseiros.

Biografia do Autor

Lucilene dos Santos do Nascimento, UFAM / IEAA

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Campus Vale do Rio Madeira. Humaitá - Amazonas, Brasil.

Renato Abreu Lima

Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Campus Vale do Rio Madeira. Humaitá - Amazonas, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-01-05