A FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DOCENTES NOS ALUNOS DE 4º ANO DO ISCED SUMBE, ANGOLA

Autores

  • Fidel Luis Alvarez Alvarez Universidad de Granma, Cuba. Colabora com ISCED-S, da Provincia do Cuanza Sul, Angola
  • Rosária Tito Valentim Ramos Liceu do Sumbe

Resumo

O objectivo do trabalho: elaborar uma estratégia didáctica para aperfeiçoar a formação de competências docentes nos estudantes do 4º ano de História do Instituto Superior de Ciencia de Educação do Sumbe (ISCED-S) desde o papel do professor acompanhante de prática pedagógica. Utilizaram-se métodos de nível teórico: histórico – lógico; indutivo - dedutivo; analítico – sintético; modelagem, e métodos empíricos e estatísticos – matemáticos. Obtém-se como resultados: uma sistematização dos referentes teóricos que sustentam a formação de competências docentes e a diversidade de enfoques e práxis sobre as práticas pedagógicas gerais e posicionar o foco as condições específicas de Angola; diagnosticou-se o estado actual da formação de competências docente nos estudantes do 4º ano de História desde o papel do professor acompanhante das Práticas Pedagógicas II, no Liceu de Sumbe, que permitiu definir as líneas estratégicas na formação de competências que estão sendo obstaculizados pelo limitado enfoque interdisciplinares durante o desenvolvimento do curso de História; a falta de uma articulação maior no institucional e a necessidade de fortalecer legalmente as relações com os professores acompanhantes da Prática Pedagógica; mostrou-se que uma estratégia para formação de competências docente estruturada em: fundamentação; objectivos; diagnóstico; plano e organização; instrumentação e execução; avaliação é pertinente para aperfeiçoar a formação de competências docentes nos estudantes do 4º ano de História do ISCED-Sumbe.

Palavras Chávez: competência, competências docentes do professor de História, prática pedagógica II, professor acompanhante.

Biografia do Autor

Fidel Luis Alvarez Alvarez, Universidad de Granma, Cuba. Colabora com ISCED-S, da Provincia do Cuanza Sul, Angola

PhD. Fidel Luis Alvarez Alvarez, Professor Titular, Universidad de Granma, Cuba. Colabora com ISCED-S, da Provincia do Cuanza Sul, Angola.

 https://orcid.org/0000-0002-6707-1933

Rosária Tito Valentim Ramos, Liceu do Sumbe

Professora de Ensino Secundário, Liceu do Sumbe, Cuanza Sul, Angola. Mestre Ensino de História

Downloads

Publicado

2021-12-31