AS QUESTÕES AMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE MANAUS — AM

Autores

  • Diane Maria Oliveira Sacramenta IFAM
  • João Paulo Cavalcante Donato Lopes
  • Narciso Santos Barbosa Filho
  • Vilma Terezinha de Araújo Lima UEA

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) faz parte das políticas públicas da educação e viabiliza a aproximação entre universidades e escolas públicas. O programa possibilita que o acadêmico em contato com o cotidiano escolar entenda as suas relações, os desafios e as possibilidades de pensar estratégias de aprendizagem que permitam ao aluno sentir-se protagonista no contexto escolar. A pesquisa objetivou entender a percepção dos alunos de uma escola pública de Manaus — AM sobre as questões ambientais do bairro onde moram. Trata-se de uma abordagem qualitativa a partir da análise de mapas mentais, paródias e maquetes apresentados em uma exposição sobre meio ambiente, identificando o problema, suas causas, consequências e alternativas, no sentido de conduzir o aluno a repensar a sua condição de ser no mundo. Os trabalhos foram realizados em equipes de acordo com os seus respectivos bairros, e o levantamento de dados aconteceu por meio da observação empírica. Os mapas mentais e textos colocaram em relevo os problemas ambientais urbanos identificados na capital amazonense, enquanto as paródias foram além do espaço urbano de Manaus. Debruçando-se sobre os aspectos naturais da Floresta Amazônica, enfatizam as questões ambientais, enaltecem a diversidade da natureza amazônica, além de retratar o desmatamento e suas consequências.

Palavras-chave: mapas mentais; paródias; percepção ambiental; PIBID.

Biografia do Autor

Diane Maria Oliveira Sacramenta, IFAM

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA (2006) e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2010). Foi Professora Supervisora do Pibid/Geografia/Uea entre 2018 e 2019. Atualmente é professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Amazonas, Campus Presidente Figueiredo-AM - IFAM-CPRF.

João Paulo Cavalcante Donato Lopes

Graduando em Licenciatura de Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)/Escola Normal Superior (ENS). Com experiência em Docência e Pesquisa pelos Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e Projeto Iniciação Científica (PAIC) Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas-FAPEAM.

Narciso Santos Barbosa Filho

Graduando em Licenciatura de Geografia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA)/Escola Normal Superior (ENS). Com experiência em Docência e Pesquisa pelos Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Atualmente é funcionário público pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM).

Vilma Terezinha de Araújo Lima, UEA

Graduada em Licenciatura em Geografia Pela Universidade Federal do Ceará (UFC) Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Professora adjunta do Magistério Superior da UEA, pertence ao colegiado do curso de Licenciatura em Geografia da Escola Normal Superior. Na pós-graduação, é professora permanente do curso de Mestrado em Educação (PPGED/EUA).

Downloads

Publicado

2023-01-05